Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Estratégias de promoção da fluência (Encontros Nacionais)

sábado, 22 de outubro de 2011


A fonoaudióloga e doutora Marcia Menezes, da UNG, fala das estratégias de promoção da fluência.

Ela fala sobre sua experiência na clínica-escola, onde o paciente tem o direto de permanecer em 18 meses, recebendo alta ou indicação para outro lugar. O paciente é programada ou customizada, de acordo com o sua necessidade.

Para o tratamento de gagueira, há a divisão em três fases: orientação familiar, reforço de fluência e a contraposição da fluência com a disfluência.

Para o tratamento infantil, é preciso que a família vivencie e localize a gagueira em sua casa. "Ela é filmada conversando com a criança e vê como ela e os adultos reagem e também é orientada em como conversar e tratar a criança."

Na etapa de reforço de fluência, as crianças são estimuladas a dar continuidade de fala de modo lúdico, com brinquedos, desenhos e movimentos corporais. "No tratamento com o adulto, utilizamos softwares de voz, assim eles podem observar como sua fala acontece", diz a professora. Para estimular a fala lenta e suavizada com música, tanto cantando e quanto falada com o ritmo e em seguida somente falada.

Na fase de diferenciação da fluência da disfluência, é usado movimentos corporais e e brinquedos com obstáculos e com o adulto, interrompendo sua própria fala. "Para administrar a fala, incentivamos o paciente a falar com gagueira e depois suavizar, também é estimulada a tensão corporal", explica a doutora. Também é pedido que a o paciente diminua a reatividade verbal, ou seja, demorar alguns segundos para responder e diminuir seu próprio ritmo de fala.




Comentários (1):
16/01/2012
11h34min
Aline Nishimura (Aline Nishimura)
Dra. Marcia, tenho um filho de dois anos e meio que está apresentando problemas de fala, está com bastante dificuldade e temos caso na família. Como posso ajudálo? Você poderia me indicar algum profissional especializado aqui para que seja dado inicio no tratamento dele? Ficarei muito grata!



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
0,0
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Encontros Nacionais)
- Compartilhando histórias, mudando percepções - Telma e Nelson
- Grupo de Apoio - experiências
- Aplicação de novas tecnologias no tratamento da gagueira em adolescentes e adultos
- A gagueira sob uma perspectiva linguístico-discursiva
- Gagueira: atualizações

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM