Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Aspectos Jurídicos (Legislação Brasileira)

terça-feira, 7 de abril de 2009


Gostaria de saber a opinião de vocês se a gagueira deveria ser incluída no Decreto 3298/99, uma vez que pela "OMS" já é considerada como deficiência.

Eu entendo que tendo previsão legal evitaria constrangimento para pessoas com gagueira, inclusive para que o candidato decida se deve ou não prestar concurso para determinados cargos.

Acho que essa é uma questão que não está clara na Legislação brasileira!

Eu gostaria de propor este fórum para que pudéssemos discutir essa questão entre as pessoas que gaguejam e também junto aos especialistas da área e, quem sabe, mais adiante, levar até o Congresso Nacional para uma possível aprovação!




Comentários (131):
20/05/2016
01h06min
SERGIA VITÓRIA (SERGIA VITÓRIA)
Olá gaguejo desde a minha infância, nas rodas de amigos quando o papo esta fluindo bem é tranquilo. Mas nas apresentações da faculdade gaguejo muito, fico nervosa. E pra piorar tenho um tcc para apresentar individual da faculdade. Vocês sabem se algum meio, lei, direito de não apresentar?
20/04/2016
07h38min
Caroline (Caroline)
Oi bom dia me chamo Carol sou GaGa deste crianças por um trauma que sofri desde então sofro muito preconceito isso é ruim pra tudo desde pra ter amigos como pra ter um emprego e ate um relacionamento. E ate hj com quase 30 anos sofro com isso principalmente dentro de casa sou muito humilhada e como se não bastasse isso tem minhas maos também q n consigo ser rápida ai vcs já podem imagina o quanto sofro né gente.
11/02/2016
21h26min
rildo soares (rildo soares)
boa noite!gostaria de fazer duas perguntas?a 1º trabalho tenho muitos anos de casa conheço muito do que eu faço sou formado, porem no na trabalho não consigo uma promoção, ensino o pessoal que entra porem não me dão nenhuma promoção, acredito que por ser gago existe esse preconceito.2º pergunta, estou próximo de me aposentar e quem tem deficiência física consegue alguns anos amenos de trabalho, sera que a gagueira ajudaria a diminuir esses anos?aguardo respostas, desde ja agradeço.
13/11/2015
11h34min
Italo Quene (Italo Quene)
Sou formado em Administração, mas no momento de arranjar emprego é muito complicado por conta da gagueira. Até hoje estou desempregado por conta desse problema. queria deixar claro que quem sofre de gagueira não é poque quer, e sim uma deficiência que já nascemos com ela. Quem acha que gagueira não é nada de mais, se coloque no lugar de um e vera. Venho sofrendo todo dia: pianinhas de familiares e colegas, brincadeiras, dificuldade de relacionamento, de trabalho, de expor suas opiniões etc
11/08/2015
09h55min
Diego (Diego)
Gente bom dia.. Eu tambem tenho esse mesmo problema e e muito dificil de lhe dar no dia a dia.. agora eu entrei em uma universidade e ja estou pensando nos seminarios que vou ter pela frente Por favor se alguem tem alguma experiencia com isso por favor preciso de ajuda conselhos e muito triste viver com isso... As vezes penso em desistir de tudo ,fico pensando.... "parece que nao vou ser capaz de crescer na vida por causa dessa bendita gagueira" e muito constrangedor
09/08/2015
10h42min
marcio miranda silva (marcio miranda silva)
Tenho 28 ano sou gago desse de crianca nao auguento mais sofro muito.
05/08/2015
21h30min
Fabiana Aparecida Duarte (Fabiana Aparecida Duarte)
Ola sou Fabiana sou gaga desde de pequena e muito ruim você querer, falar uma coisa e não conseguir, tem pessoas que ficam rindo e muito ruim, ate que um emprego eu consegui mais pra mim ta complicado pois tenho que passa informações as pessoas ..
21/06/2015
09h16min
bruno alves coelho (bruno alves coelho)
eu so gago ,estou com medo de meu visto para os EUA por que eu vo gagueija na hora da entrevista . tem como levar um documento que comprova de sou gago
26/01/2015
12h11min
maria izonilda borges (maria izonilda borges)
tem essa leique da beneficio a pessoas (gago) SOU GAGA e muito triste
26/01/2015
12h09min
maria izonilda borges (maria izonilda borges)
eu sou gaga e gostaria sim de ser beneficiada em processos processos seletivos !!!!
15/01/2015
21h18min
Vitor Jorge (Vitor Jorge)
Acabo de saber que, em 11/06/2013, o Deputado Federal Fernando Jordão (PMDB/RJ) propôs o PL 5751/2013 incluindo a gagueira como deficiência no Decreto 3.298/99.Porém, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados devolveu o projeto de lei ao autor (o deputado que não entrou com recurso), e em seguida arquivouo em 18/07/2013 por considerar que "a matéria sobre a qual versa a proposição é alheia à competência da Câmara" para quem, então, propor um projeto de lei ?Enviei uma email para o deputado pedindo mais esclarecimentos e que ele proponha à autoridade competente para julgar a matéria.Espero que dê algum resultado.
30/10/2014
00h36min
Hellen (Hellen)
Olá pessoal, também sofro desse "mal", eu estava pensando em fazermos um grupo no whatsap para nos manter conectados, um dando força, dica, sugestões, ajuda aos outros.. podemos conversar por áudio para ir nos acostumando.. perdendo o medo.. OQUE VOCEÊS ACHAM??? espero poder conversar com quem tem o mesmo problema que eu.. abraço
28/09/2013
21h24min
Quésia Carolina (Quésia Carolina)
Sou gaga TENHO 18 ANOS e tá sendo muito dificil conseguir meu primeiro emprego....gaguejo tanto em entrevistas que parece que estou mintindo...Ã% HORRIVEL.... PROCUREM QUÃ%SIA CAROLINA NO FACE PRECISO DAR E RECEBER APOIO... ABRAÃ+OS FORÃ+A FOCO FÃ%
10/09/2013
14h04min
Daniel Mochizuki Martins (Daniel Mochizuki Martins)
meu nome é Daniel mochizuki martins moro no Rio de Janeiro eu também sou gago . não aguento mais essa gagueira com tik nervoso de balançar a cabeça as pessoas ficam rindo de mim é triste queria trabalhar ter vida normal pensei que só era eu. queria conhecer pessoas novas tirar umas duvídas euj ajudo vcs me ajudam tenho 22 anos .
04/09/2013
17h12min
Lorriane (Lorriane)
Pessoal, e o grupo de conversa online pelo Skype??? Vamos fazer!!!Quem topar me mande email lorriane_com@hotmail.com
03/09/2013
23h09min
Jucaa (Jucaa)
Acho que deveria ser considerado uma deficiencia fisica, já tive varias dificuldades por causa desse problema, as pessoas não riem do cego, do mudo, do paraplegico.
16/08/2013
20h04min
Diogo da Costa Ferreira (Diogo da Costa Ferreira)
Acho que deveria ser incluído no Decreto... gagos, assim como deficientes físicos e portadores de necessidades especiais (PNE), se encontram numa faixa fora do tratamento isonômico que o Estado e o Privado deveriam ter com TODOS os cidadãos brasileiros. O Decreto existe justamente para corrigir esse erro e não para facilitar a entrada apenas de pessoas com algum fator mental no mercado de trabalho, tanto é que as notas dos PNEs não deixam nada a desejar em muitos concursos nacionais, muitas vezes ficando bem acima da nota de corte do concurso!A lei/decreto visa isonomia... e quem tem gagueira ainda continua fora da faixa onde todos são iguais.
14/08/2013
12h00min
Laires de Jesus Santos (Laires de Jesus Santos)
Olá, minha mãe fala que eu não era gaga foi de repente, isso é possível? Sou noiva e queremos casar, mas não consigo arrumar emprego, meu noivo trabalha sozinho tem dividas fica difícil. Só Deus e quem é sabem como eu sofro com isso, meu coração dói tanto, ele quer que eu faça faculdade, mas tenho medo porque das apresentações, eu falo pra ele, mas ele fala que eu tenho que me aceitar como sou. Sendo sincera eu ainda não aceitei de ser assim, queria tanto poder falar sem ter medo, sou evangélica horo tanto pra Deus me curar, mas ele sempre me mostra pessoas que não podem andar pessoas que não podem falar ouvir e etc. Mas gostaria de superar isso, e ser mais feliz.
13/08/2013
11h21min
Hellen Cristini santos dourado (Hellen Cristini santos dourado)
Sou disfêmica desde pequena. Na infância não era tão perceptível assim, mas hoje está horrível, não consigo dizer nem uma frase completa sem gaguejar. Sou formada em administração ( foi um suplício terminar) e não tenho experiência na área. Já estou com 24 anos preciso trabalhar pois tenho um filho pequeno e hoje vivo dependendo da ajuda dos avós do meu filho. Pra mim é frustante pensar que não consigo sustentar minha família. Sei que por causa da gagueira já perdi várias oportunidades, afinal, praticamente todas a oportunidades pedem boa comunicação. Fico muito nervosa em entrevistas. Acho que um grupo de discussão seria uma ótima ideia pra ajudar muita gente que passa pelo o que eu passo, fico triste porque aqui onde moro não tem. Então, via Skype seria ótimo.
10/08/2013
22h32min
CLEISON (CLEISON)
ALO,TENHO 26 ANOS DE IDADE,SOU GAGO DESDE DE CRIANÇA,TEM MTS BLOQUEIO NA VOZ,NA FORMAÇAO DE PALAVRA ISSO E MT RUIM,PQ AGENTE FK COM VERGONHA DE FZ AMIGOS,OU DE ARRAJAR ATE UMA NAMORADA,DE DA UMA PALESTRA ,AINDA MAS EU SOU EVANGELICO.
25/07/2013
07h43min
edla (edla)
so gaga sofro muito com isso, numa roda de amigos eu so a que fala menos com vergonha de gaguejar>>
23/07/2013
17h06min
marcia souza santos (marcia souza santos)
é muito difícil conviver com esse problema, é como se fosse uma tortura fazer apresentações . ás vezes chego a ter vergonha de mim própria. hoje curso superior, estou a procura de estágio, já fiz varias entrevistas , mas não me chamaram, sei k minha fala influencia muito. tem momentos que fico desesperado, foi bom encontrar um local onde tem pessoas que passa pelo mesmo problema que eu.tchau, tchau
08/07/2013
20h09min
alan leandro (alan leandro)
Sou formado em administração e estou procurando emprego nessa área, acreditem se quiser, só tenho experiencia profissional como radialista. e sou gago desde pequeno, acho que herdei do meu pai rs. hoje recebi uma noticia muito triste, porque passei pelo processo de entrevista em um banco, disseram que iam me chamar e até agora nada, fiquei sabendo a pouco que chamaram um monte de gente e já estão em processo de contratação e se quer me chamaram pro processo. Acho que já sei o porque. todos nós, só queríamos uma oportunidade, só uma.
27/06/2013
09h23min
Regiane Souza (Regiane Souza)
Bom dia a todos, Sou formada em Direito, advogada há três anos, trabalho e estudo para concursos.Com disfluência na fala desde muito pequena, vivo como vcs buscando sempre vencer essa barreira.Ao ler algumas mensagens noto alguns pontos em comum a todas: nervosismo, medo, insegurança na fala. Penso que para vencermos o medo de falar, temos que enfrentalo, a melhor maneira penso eu, seria a formação de grupos com pessoas gagas, no qual fosse apresentadas palestras, a cargo de cada integrante...assim, sem medo da crítica, seria mais fácil vencer esta barreira e adquirirmos autoconfiança para falarmos em outras situações.
15/06/2013
00h49min
walter flavio (walter flavio)
tenho 31 anos, já começei a cursar economia, geoprocessamento, quimica, engenharia..mas sempre saio logo no começo dos cursos..eu nao consigo apresentar um trabalho..nao dá..da calafrios..medo de gaguejar..a palavra nao sai..minha vida esta um desespero..nao consigo ser ninguem..por favor me ajudem!!!
06/06/2013
08h47min
Diego (Diego)
bom galera eu sou gago desde os 5 anos de idade tenho 25 anos atualmente e devo dizer que ser gago é muito difícil ter as pessoas nos ridicularizando fechando as portas de emprego para nós. no meu caso eu com 25 anos só trabalhei registrado 1 vez e isso daí para uma pessoa de 25 anos não é nada bom. e eu possuo otimos conhecimentos, fiz curso técnico de web designer, sou formado em tecnologia de redes de computadores, possuo um nível de inglês avançado.. entre outros diversos conhecimentos e quando chega na bendita hora da entrevista de emprego a pessoa sempre fala que vai entrar em contato e nada.Então será que se nós nos unirmos e votarmos ou fizermos um abaixo assinado não conseguiremos algo?afinal são 2 milhões de pessoas nesse país que possuem esse tipo de problema, creio eu que 2 milhões de votos já de para mudar alguma coisa na constituição desse país né? agora só falta alguém tomar a iniciativa e lutar a frente pelos os nossos direitos no senado.
03/06/2013
21h49min
marcos (marcos)
Sou enfermeiro, gaguejo muito e para concluir o curso foi muito difícil, mas conseguir estou lutando para conseguir um emprego. Há muito preconceito, mas todos nós podemos superar cada um deles assim como eu e muitos que deram depoimentos venceram.
30/05/2013
10h47min
Luis (Luis)
Apoiadíssima a criação de um grupo de conversa online por Skype. Seria uma forma de incluir o povo que não tem esse serviço disponível perto de casa ou mesmo para quem tem vergonha de dar as caras. Já deixo aqui meu nick "luiseduardoufrn" pra quem quiser um papo gagoxgago e dar boas risadas. Rs
13/05/2013
20h19min
nicolly victoria (nicolly victoria)
Sou gaga desde os 7 anos de idade tenho 13 agora e já fui em fono e não me ajudou, as vezes e melhoro um pouco, mas depois volto a ficar ruim de novo, minha mãe me diz que isso é psicológico.Fico nervosa quando vou falar com as pessoas e depois de amanhã tenho um seminário de historia e estou muito nervosa e sei que vou gaguejar, já gaguejei em vários seminários ano passado.Preciso de ajuda urgente, sou zuada na escola a seis anos e não aguento mais, alguém pode me ajudar por favor?
12/05/2013
21h50min
Robson (Robson)
Queria saber se existe um grupo de apoio online, ou seja, um ambiente que podemos trocar experiência com outras pessoas que gaguejam. Se não existir, podíamos nos unirmos para conseguir um grupo de pessoas para conversamos pelo SKYPE. Alguém tem esse interesse?
09/05/2013
03h13min
Alan Francisco (Alan Francisco)
Eu acredito que a gagueira deva ser tido como deficiência física sim afinal ela o é. Se vc se deu bem na vida sendo gago, se apresentou seminários, se é mestre ou etc, isto não quer dizer q vc n seja deficiente. Afinal cegos, surdos, mudos e cadeirantes, por exemplo, também possuem histórias de sucesso. A gagueira ser tida como deficiência só vai abrir mais portas. Sejam estas portas empregaticias, seja na sociedade que vai se posicionar antes de fazer algum comentário preconceituoso. Enfim, a gagueira será mais vista, discutida e conhecida. Enfim, n vejo como uma forma de se esconder, porém de se encarar.
09/05/2013
03h10min
Alan Francisco (Alan Francisco)
Eu acredito que a gagueira deva ser tido como deficiência física sim afinal ela o é. Se vc se deu bem na vida sendo gago, se apresentou seminários, se é mestre ou etc, isto não quer dizer q vc n seja deficiente. Afinal cegos, surdos, mudos e cadeirantes, por exemplo, também possuem histórias de sucesso. A gagueira ser tida como deficiência só vai abrir mais portas. Sejam estas portas empregaticias, seja na sociedade que vai se posicionar antes de fazer algum comentário preconceituoso. Enfim, a gagueira será mais vista, discutida e conhecida. Enfim, n vejo como uma forma de se esconder, porém de se encarar.
28/04/2013
10h43min
Aderson Viana - 24 anos (Aderson Viana - 24 anos)
Olá pessoal. não li todas as msgs. mas vi que compartilhamos do mesmo sentimento, de falha, impotencia. E não o somos. SOMOS AQUILO QUE DECIDIMOS SER. Tenho gagueira. Sou Zootecnista (4,5 anos de faculdade) faço mestrado ( já se vão 1 ano), tudo em univ. publica, onde nao se tem muita conversa. Meus professores, alguns me entendem, outros fazem pouco, outros em incentivam. Tive diversas experiencias, poditivas e negatuvasJá no mestrado, tive que cursar disciplina em outra universidade, ou seja outro ambiente, apenas 1 amiga na turma. e imaginem, MAIS SEMINARIOS, mais uma vez em equipe, o professor simplesmente nao aceitou , COMO EU ERA GAGO E FAZIA MESTRADO? sério mesmo, minha vontade era mandar ele pra PQP (desculpa ignorancia) mas é que da raiva dessa barreira que os outros impoe. diferente de outro professor da mesma universidade que me elogiou pela minha dedicação e vontade e de superar. Tive que apresentar mais um seminario, do meu projeto de mestrado, e mais uma vez, superação, enganchei, algumas vezes, mas foi muito bom.Então pessoal, devemos acreditar em nós, seguir, vai tar dia que vai ser dificil, vai ter dia que ate dizer um oi vai ser dificil, mas VAMOS, CONTINUAR. NOS PODEMOS CONSEGUIR.E sempre agradeço a Deus, pela força que me dá, por me elevar e me proporcionar essas conquistas.VAMOS QUE VAMOS PESSOAL.AbraçoDeus os abençoe.
19/04/2013
00h43min
Jose Ricardo silva (Jose Ricardo silva)
Minha namorada sonha em casar na igreja mas por eu ser gago já falei que não quero... que situação infeliz... No trabalho já tive várias oportunidades de melhorar minha vida financeiramente e sempre fujo ou faço papel de idiota trocando a ordem das palavras pq as vezes não sai nem meu nome eu não repito as sílabas simplesmente não sai...
13/04/2013
19h05min
Fábio Gonçalves lima (Fábio Gonçalves lima)
Eu não sou Gago, mas quando eu vou apresentar um trabalho de escola para a sala eu fico nervoso e começo a gaguejar. me ajudam por favor
19/03/2013
21h41min
Laura Ruiz (Laura Ruiz)
Sou gaga, muito gaga. Não consigo completar uma frase sem gaguejar, fico nervosa na hora da apresentação de algum trabalho e nenhuma palavra sai inteira, muitos me zoam por isso. O que eu faço?
18/03/2013
14h41min
Yves (Yves)
Tenho 26 anos, e já cheguei a desistir de seletivas de empregos quando o assunto era participar de alguma dinâmica ou coisa parecida!!! Por mim seria um professor de Matemática ou História, que eram as minhas 2 disciplinas favoritas. Terminei faculdade de C. Contábeis, e foi a mesma coisa que nada, pois não atuo na área. Realmente, uma pessoa gaga conseguir sucesso profissional é quase escassa!!
06/03/2013
17h05min
Daniela Soares (Daniela Soares)
Olá,tenho 26 anos e também sofro com esse mal (gagueira),estou no sétimo periodo da faculdade,mas só eu sei tudo que eu passei,tudo que eu sofri e ainda sofro, quando um professor passa um seminário ou um GD,eu já fico muito nervosa,com muito medo,se o trabalho é so daqui há 15 dias,pois eu passo esses 15 dias muito mal,com medo,e rezando pra demorar chegar esse dia, na véspera do trabalho acordo varias vezes á noite,com muito medo. Não sei mais o que fazer,ano que vem vou ter que apresentar o TCC,e já fico nervosa de hoje. Já fizx tratamento psicologico e fonoaudiologo,mas nao deu muito resultado. se alguém quiser me ajudar entre em contato comigo: meu email é: jannymorais2010@hotmail.com
11/02/2013
01h03min
Thalita Balbino (Thalita Balbino)
Oi, sou disfemica , tenho 20 anos . Pretendo cursar medicina mas tenho receio de não ser bem aceita pela minha turma e meus professores. Também nunca conheci um médico gago, eu só quero uma coisa na vida , que é ser médica e esse curso é em tempo integral ou seja não vou ter tempo para procurar um foaldiologo muito menos para dar início a um tratamento , o que eu faço? Existe algum recurso que posso usar por parte da universidade , para cursar minha faculdade em tempo integral e me tratar ao mesmo tempo?Por favor me ajudem!
10/02/2013
20h32min
IVO rodrigues G. gomes da silva (IVO rodrigues G. gomes da silva)
Olá, Eu Ivo sor gago gostaria de saber se ar solução de tratamentotenho 44 ano sor mecânico de Automoves isto trapalhas muito minha vida entudos
29/01/2013
18h02min
denise de oliveira (denise de oliveira)
Sou fono de um rapaz de dezoito anos com uma gagueira severa em busca de emprego. em uma de suas tentativas, um supermercado ofereceu uma vaga para deficiente. Sentindose ofendido e discriminado rasgou a proposta de emprego, não quis a vaga e ficou muito magoado. É polêmica esta questão de incluir a gagueira como deficiência.
13/01/2013
12h26min
Julia Santos Passe (Julia Santos Passe)
Olá vou me casar em 2014 e já estou com medo de gagejar na hora do meu casamento...o que posso fazer????
11/01/2013
02h31min
Rodrigo (Rodrigo)
Sou Gago....tenho dificuldade(medo) de me relacionar com as pessoas, fico pensando o que elas vão achar se eu guaguejar...se vão rir, se vão zoar. ou se vão entender....fico limitado de fazer muitas coisas que gosto....Já perdi anos na escola por não apresentar trabalho...é muito dificil...só quem é gago sabe do que estou falando...Não tenho profissão até hoje com 28 anos por causa da guagueira, estou desempregado por causa da guagueira, perdi varios momentos de minha vida por causa da guagueira...Não sei mais o que fazer.... Gostaria muito de fazer uma faculdade, mas, fico pensando na hora de apresentar um trabalho como vai ser....deveria existir uma lei que fosse favorável aos gagos, não queremos o fácil, mas sim algo que pudesse ver a capacidade de um gago, não pela voz!!!! Vamos lá.... meus amigos gagos, vamos buscar nossos direitos, precisamos de um espaço..sem passar constrangimento!!!! Não podemos passar a vida toda com essa cruz....Vamos fazer uma abaixo assinado para nossa presidenta Dilma....Abrir uma lei que em faculdade os gagos não deverão apresentar trabalho em público e assim outro tipo de avaliação!!! Quem topa????
09/01/2013
13h42min
bruno (bruno)
sou gago desde a infância e desiste de muitas faculdades por causa disso, mas hoje consegui vencer essa barreira e sou professor da universidade federal de viçosa e todos os alunos me respeitam
07/01/2013
18h43min
ana izis (ana izis)
eu sou muito gaga nei cosigo falar meu nome quero ajuda
04/01/2013
10h30min
Ellen (Ellen)
Olá, Meu nome é Ellen, tenho 23 anos e sofro de uma pequena disfluência.Mesmo que seja pequena, me traz muitos problemas e limitações.Desde sempre devido a ela tive problemas de relacionamento, cresci em um ambiente hostil para uma pessoa com essa dificuldade.Meus pais nunca entenderam, e agora que estou mais velha a pressão para arrumar um emprego e cursar uma faculdade aumentou.Em 2011 ganhei bolsa do prouni para cursar ADM, resolvi fazer este curso e desisti no 2º semestre, pois existia muita dinâmica, trabalho em grupo, seminários, etc.E eu não conseguia participa e meus professores não entendiam, diziam que limitação é coisa da própria cabeça e que eles queriam que o trabalho fosse apresentado mesmo assim.E outros falavam que era p eu procurar ajuda, ou seja, a própria faculdade não me deu um suporte necessário para continuar o curso.Não sei se isso caracteriza bullyng, mas me frustrei muito e desde então venho fazendo terapia e tendo dificuldades para conseguir emprego na minha área.Acabei de voltar de uma entrevista, onde fui muito mal e encontrei esse site.Me sinto perdida, não sei que rumo tomar na minha vida, toda vez que penso em uma profissão penso se vou ter que ser muito fluente e tal e logo desisto da possibilidade.Sei que estou aumentando o meu problema, mas está difícil encontrar estimulo, as vezes sinto que estou remando contra a maré, tentando sobreviver.
27/11/2012
17h31min
Daiara (Daiara)
oi meu nome e daiara bem eu gaguejo e nao gaguejo nao seii como isso acontece poque ao mesmo tempo eu falo normal e al mesmo tempo eu gaguejo quero muito a ajuda de ver o que eu tenho porque ser gaga nao e dificil voce ta ne uma escola ta nu assunto ali voce sabe esse assunto gosta muito de falar mais nao pode por sera? e facil porque gagueja né .. gente mim ajude por favor.. ajuda
23/11/2012
21h31min
Francisco Lima (Francisco Lima)
Prezados,Segundo o Dec. 6949/09 pessoa com deficiência é toda a pessoa que, tendo uma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial encontre barreira de atitude na sociedade. Para que isso seja entendido, essa barreira deve impedir ou limitar direitos ou deveres. Essas barreiras podem ser intencionais de quem as pratica ou mesmo que apenas resultem nas limitações ou impedimentos mencionados. Se isso ocorrer, primeiro constitue crime por motivo de deficiência, segundo, fica caracterizada a deficiência, donde cabe o abrigo da lei de cotas.Agora, é preciso buscar um advogado que entenda isso e que se patrocine uma ação até o STF. Se encontrarem, posso ajudar.Francisco Lima.
11/11/2012
10h07min
laiane miranda (laiane miranda)
ola pessoal.tenho uma pequena disfluencia ja me privei d muitas coisas pelo fato d gagueja,fiz tratamento mais nao vir muito resultado sai...agora nao m privo d nada [falo ao telefone, conveso com pessoas q nao conheco]e depois disso parece brincadeira mais estou sentido bastante diferenca.e eu acho q deferia ser aprovada essa lei pq somos discriminados em varios tipos de trabalho.
05/11/2012
16h39min
gilcilene (gilcilene)
Eu tbm sou gaga sofro muito com isso ja pensei a te em morrer por causa disso eu me sinto um lixo.quando preciso usar minha voz fico muito frustrada por fracasar .tenho depressao por causa disso.
29/10/2012
16h28min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Oi caroline tudo bem, olha eu também sou gago e sei como é dificil ,olha você ja foi á uma fonoaudiologo? a gagueira não tem cura mas tem tratamento e você pode falr muito bem é só você querer ,ter muita, muita calma e não ter vergonha de falar só pelo medo de gaguejar, consulte uma fonoaudiologa umas atendem pelo SUS, ela irá lhe ajudar bastante ,como me ajudou e me ensinou muitas tecnicas... tenha fé é o mais importante!!!
17/10/2012
18h30min
maria caroline (maria caroline)
eu nao gaga gaguinha eu tenho disfluencia mas eu nao aguento mais as pessoas ma zoando .Nao quero mais sair de casa por causa disso o q posso fazer ??????????? sou maria carolyne e tenho 12 anos
31/08/2012
16h02min
Nadson (Nadson)
(continuação comentário anterior)Assim, sou totalmente a favor que pessoas com gagueira possam concorrer a vagas para portadores de deficiência em concursos públicos.
25/08/2012
12h05min
marcos (marcos)
Eu sou a favor dessa lei sim tenho 24 anos,possuo nivel superior,escrevo e entendo ingles que uma beleza,possuo otimos conhecimentos na area que sou formado,so qie nunca arrumei um emprego ate hj.. ja atw me sugetei a trabalhar em vagad que exigeSo o nivel fundamental e nao fui convocado e revoltante vc ver pessoas com mr.oa potencial que vc e com menos conhecimento academico empregada e vc desemoregado. a unica saida que eu vejo para mim e concurso publico ou abrur o meu proprio negocio..eu acho revoltante tb os nossos politicos nao conaideraren isso uma deficienciq visto qie eles falam que issi nao impede da pessoa fazer nada etx. mas como que nao impede! SENDO QUE A COMUNICACAO E UMA COISA FUNDAMENRAL PARA QUALQUER SER HIMANO CONSEGUIR CONQUISTAR ALGO TANTO NO LADO PROFISSIONAL QUABRO NO AMOROAO.. e como que os constrangimento que as pessoas vagas passam fica? tem alguma lei que nos proteje desse tipo de preconceito nao?
24/08/2012
15h12min
Nádson Lima (Nádson Lima)
Prezados, tenho 30 anos e sou gago desde infância. Apesar de todas as dificuldades que passei, sempre com muito esforço, consegui me formar em Engenharia, com muito boa qualificação, em uma Universidade Federal e cursar o Mestrado e o Doutorado, também em Engenharia, pela Unicamp. Atualmente faço pósDoutorado nesta Universidade. Contudo, afirmo que há ainda grande preconceito, mesmo no meio acadêmico, com pessoas portadoras da gagueira. Em um concurso para professor, por exemplo, na tal prova "didática", a didática é apenas avaliada para aqueles concorrentes com grau de fluência aceitável, ficando de fora, portanto, grandes profissionais que apresentam problemas de disfluência, os quais são agravados, como sabemos, em situações de maior pressão. (continua no próximo comentário)
31/07/2012
14h52min
Erik (Erik)
Eu moro em Americana SP e gostaria de saber se tem algum grupo de pessoas aqui pela região com problemas com gagueira.Gostaria muito de fazer amizades e acho que posso ate ajudar muita gente, eu sou gago mas hoje em dia já não me afeta muito, apenas ocasionalmente quando fico nervoso ou me empolgo demais, mas quando era mais novo eu realmente tive problemas pra falar e evitava situaçoes e pessoas por causa do meu problema.Hoje em dia consigo controlar e chego ate a esquecer que sou gago, até acontecer algumas das situações que me faz gaguejar eu nem penso mais nisso.Quem quiser conversar meu msn é : dee_jay_erick_@hotmail.comabraços a todos
13/06/2012
14h18min
Roberto Dalbem (Roberto Dalbem)
Boa tarde a todos os colegas, também sou pessoa que gagueja, ou portador de gagueira, para usar a linguagem politicamente correta. Embora a minha dificuldade de fala seja um pouco mais severa, nada me impede de fazer as coisas que eu me sinto com vocação. Sou servidor público, curso Direito e pretendo me especializar em Direito Administrativo, com relação à inclusão de candidatos portadores de gagueira eu acho justo. Quem de nós já não passou por aqueles processos seletivos em que há as famosas dinamiicas de grupo? ou que teve de ligar para marcar alguma entrevista de emprego? quem já passou por isso sabe que temos nossas chances minimizadas não pela nossa capacidade, mas pela falta de oportunidade de mostrar de maneira satisfatória nossas qualificações. Assim, não há que se falar que concorremos em igualdade de condições. E a finalidade da reserva de vagas especiais em concurso público é essa. Há um rincipio elementar do direito que diz que igualdade é tratar os igaus igualmente e os desiguais desigualmente. Acho justa tal proposição e tenhoe studado decisões judiciais nesse sentido.
26/05/2012
20h44min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Oi gente, estou com um ano de terapia com a fonoaudiologa, e ela disse que já estou falando muito melhor do que eu falava antes, eu concordo com ela , mais não quero deixar de fazer os exercicios com frente ao espelho, pois me ajudam muito e quero mantar um bom nivel de fala, sei que não vou deixar de ser gago o que eu sou é um batalhador um cara normal e o que eu tenho e vou perder é a timidez e o medo de falar com as pessoas e sei que aos poucos isso vai acontecer, pois adoro converssar e trocar ideias com as pessoas, e quero também perder o medo de apresentar seminarios na faculdae, acredito que como a fonoaudiologa me falou e isso levarei por toda vida, os ensinamentos dela, FALAR DEVAGAR E PAUSADAMENTE, quero falar com todo mundo, pois adoro conversar e não vai ser uma gagueira que vai me parar, força e determinação amigos só depende de nõs!! abraço a todos e não desistam nunca, eu não vou , pois Deus está sempre comigo e sempre esteve!!!
29/04/2012
21h39min
DAVID SILVA ALMEIDA (DAVID SILVA ALMEIDA)
CONSEGUIR TRATAR MINHA GAGUEIRA REPETINDO VÃ?RIAS VEZES PALAVRAS DIFÃ?CIES;;;;;; HOJE SOU PM NO ETADO DO AMAPÃ? ;;.;.,
19/04/2012
15h02min
Débora Rangel (Débora Rangel)
GISELY, procure o atendimento gratuito na UFRJ, UVA e Uni Rio, pois lá eles farão o diagnóstico e atendimento com fonoaudiólogo especializado.
16/04/2012
18h20min
gisely (gisely)
Ola, moro em são gonçalo no estado do rj quero muito fazer uma consulta a um especialista em fonoaudiologia gratuito, é muito dificil? pois eu não sou gaga 100 sou uma pessoa que fico nervosa na hora de falar em publico, estou procurando emprego e não consigo porque na hora de fazer uma apresentação na frente de todo mundo fico muito anciosa e o coração disparasa de tanto nervoso que eu fico, perdi uma oportunidade de ganhar um salário de mais de 1.500,00 reias por causa da minha dicção peço ajuda Obrigada.
22/03/2012
17h37min
michelli (michelli)
ola meu nome é michelle eu nao sou muito gaga mais eu gaguejo as vezes mim ajude eu tenho muita vergonha de apresenta trabalho na escola
01/03/2012
12h11min
Débora Rangel (Débora Rangel)
ALEX, ainda não existe nenhuma legislação no Brasil especificamente para a pessoa que gagueja. Atualmente tenho visto no Grupo de Apoio de São Paulo que alguns participantes falam que são gagos logo no começo das entrevistas de emprego para que o recrutador não ache que são inseguros ou estão mentindo. Não sei como vc faz, mas tente abrir o jogo logo no começo e assim a pessoa prestará atenção no seu currículo, não na sua fala.
01/03/2012
07h35min
alex (alex)
Cansado com tudo que vejo o unico jeito vai ser eu ficar la na frente do planalto em Brasilia pedindo uma solucao . Vou ficar la ate alguma lei for aprovada . Posso morrer seco com a bandeira do Brasil mas vou querer solucao de emprego . Farei isso para todos os gagos brasileiros que sofrem para conseguir um emprrego . EU ME MANIFESTAREI .....
01/03/2012
07h28min
Alex (Alex)
Existe algum pais no mundo que tem lei de cotas para gago ??? quais sao ??Morei 5 anos nos EUA LA eu trabalhei ate de atendente , aux administrativo , com nextel falando ingles e espanhol , gaguejava mas resolvia os problemas . minha gagueira eh de nascencia ....... ela eh moderada . .voltei para o Brasil pensando que iria conseguir empregos bons e sempre barrado em todas entrevistas ,. ja sao 3 anos que estou no Brasil . e nao consegui emprego eu vivo de bicos entregando panfletos , auxiliar de limpeza sim fiz muita gente no brasil discrimina qdo alguem ta limpando um chao .mas eu faco nao tenho preguica mas quero ser aceito no mercado de trabalho e nao ser discriminado .
10/02/2012
14h50min
Débora Rangel (Débora Rangel)
EUGENIA, enquanto você se sentir incapaz para os empregos, os empregadores também a acharão incapaz. Valorize suas habilidades e força de vontade. Quanto à faculdade, faça aquela que mais te atrai, o seu prazer e satisfação profissional são muito maiores do que as outras pessoas possam pensar de você. Sou jornalista e musicista, tenho alunos de diversas idades e todos eles me respeitam, ah sim, sou gaga também. Isso não me impediu de ser feliz.
09/02/2012
00h05min
Eugenia Fernandes (Eugenia Fernandes)
Olá, sou gaga e sofro muito por não poder trabalhar em quase todos os empregos... Fico em pânico quando penso em entrar em uma faculdade, ter que apresentar trabalho e já fico pensando no tcc. Isso trava a gente, como viver? que curso fazer? É triste!
01/02/2012
20h06min
claucia proença da luz (claucia proença da luz)
queria um serviço bom sabe tenho 20 anos e uma filha de 10 meses e estava precisando de um serviço aqui em pinhais ,porque hj em dia cada vez mais dificil eu emploro um serviço estou cursando ainda o 1 ano sabe mais por favor estou precisando
09/11/2011
12h29min
anne (anne)
caros colegas que bom saber que não sou a unica gaga na façe da terra, tenho 29 anos aos 14 anos sofria muito na escola pis alem de ser gaga eu era magra baixa labios carnudos desproporcional ao meu corpo, acredito que eu tinha um relogio e quando eu entrava na sala de aula eu guardava na bolça pra ninguem me perguntar as horas, na hora da chamadas então eu ficava roxa, quando a professora me pedia pra dar continuaçao em uma leitura? era de chorar minha mae ia na escola todo dia era umilhante! ate que um dia eu dei um basta, e fiz todo mundo me querer por perto e me respitar, na hora do enterval eles jogava futebol ninguem me chamava, era todos perna de pau, pedir pra diretora me colocra no time eu escolhir que lado ficar foi ai que dei uma virada em minha vida não adianta ficar se lamentanto tem que fazer um limão uma limonada eu procurei provar que podia ser melhor em varias coisas, eu era a melhor jogadora da escola, tinha ate briga pra me ter no time, outra coisa eu era uma gaga bobinha timida, passei ser arrogante escolhia meus amigos, nunca fiquei por baixo eu tinha as desvantagem de ser gaga mais usei tudo isso ao meu favor , o segredo e ser melhor em tudo que faz, pois consiguir terminar meu segundo grau, na minha formatura eu cantei porque os gago canta super bem, ja cantei em comicios em epoca de eleiçao, acredite mesmo gaga tive a coragem de me escrever em um teste para substituir uma loucutora de radio por um mes, e passei arrebentei! trabalhei um1 ano e meio no walmart imagina eu usava radio pra falar, atendia telefone no cftv monitoramento, sair porque quiz, tenho um 150 de altura 49 kilos mesmo assim fiço o curço de vigilante, foi umas das melhores, ta pensando oque? ninguem me para, hoje adoro minha altura minha boca então sem comentario me achava um patinho feio depois de 14 anos me vejo linda! quem me ver pensa que tenho 18 anos, todos me acha orgulhosa metida que ate esquescem que sou gaga, minha determinaçao e coragem atitude pesam mais, fazendo todos me respeitar como pessoas normais, ao contrario me desculpe eu não concordo em ter o titulo de deficiente nada disso sou normal, ser gaga pra mim hoje em dia virou minha marca registrada como a pita da apresentadora angelica, ser gago e pra quem pode, não pra quem quer, em um charme! se souber usar com enteligencia, e bom humor, afinal namoro a quase 2 anos não tive problema pra conquistar meu namorado ele me achava muito pra ele vamos nus casar este inicio de 2012 conhecir ele na empresa walmart ele mim achava arrogante, metida, eu sou quando me convem ser e com quem acha que pode me umilhar que e melhor do que eu so porque sou gaga! eu passei a educar minha gagueira o segredo e: falar com calma sem pressa pausadamente tem pessoas que nem e gaga e fala tão devagar que dar ate sono, imagine nos sem pressa pessoal os gagos não podem ser timido muito menos palhaço, confie no seus taco, na hora da entrevista mantenha se calmo faça seu curriculo destacar mais do que suas gagueira, veja suas condiçoes para tal funçao, se voce acredita que sua fala naõ vai atrapalhar na sua funçao pronto! seja cinsero se quer muito aquela vaga diz pra o recrutador o entrevistador sobre suas esperiencias mostre que a empresa so tem a ganhar por ti contratar dis que acha que so não foi contratado ate hoje não foi por não ser um otimo profissional e ter um pessimo curriculo, mais sim por sr gago isso e um preconceito outra coisa diz pra o entrevistador que voce pode ate perder a oportunidade de ser contratado por ser gago que sera uma pena porque a empresa tambem pode estar perdendo um grande profissional, eu duvido que voces agindo assim não sera contratado? lembre se nas nossas cituaçao de gago as vezes e preciso mostrar se arrogante e valorizar mos como pessoa e profissional arrogancia com educaçao ok! assim teremos a chance de ser ouvido e respeitado não mostre ser um coitado ou coitada que leva tantos não nas entrevisata diante do recrutador ficara pior, a empresa que pessoa com auto estima confiante, vai por mim mostra que a empresas estão perdendo muitas oportunidade como agente estar os dois lado sai perdendo, nao so agente entendeu? eu gostaria muito de ter um blog falando sobre assunto relacionados a gagueira vou pensar nisso. vejo que tem muitos gago se desvalorizando não faça isso e isso que o mundo quer, somos diferente porque somos escolhidos por Deus e Deus quer nus ver fazendo a diferença não se lamentado, ja pensou o que seria do azul se so existisse rosa, e do rosa se so tivesse azul? somos gago pra destacar e fazer a diferença neste mundo vamos brilhar pessoal. se quiser conversar comigo deixo meu email: annecardoso_ctba@hotmail.com.br ou meu orkut annecardosoctba@hotmail.com.br beijos!
28/10/2011
00h16min
Juanh (Juanh)
Ola, bom a minha duvida é o seguinte qdo eu tinha uns 7 anos de idade eu gaguejava nao como um gago mesmo apenas algumas palavras que principalmente qdo comecavam com T ou D logo de inicio dai depois parou fiquei um tempo falando de boa dai aos 15 anos mais ou menos ela voltou consigo falar muita coisa mas na pressao ou quando estou nervoso tem certas palavras que dao aquela travada ou gaguejo queria saber se eu tenho mesmo gagueira ou se é por questoes de nervosismo.... é muito complicado isso ... principalmente para mim que trabalho em uma emissora de tv trabalho na area jornalistica e la é tudo muito corrido e as vezes por questao de medo de gaguejar ou por travar perdi muito tempo ou deixei de realizar, falar ou expressar algo que seria importante... queria saber tbm como controlar isso... como eu faco para que esse medo essa inseguraca acabe ou amenize ... pq é complicado realmente é um grande esforço superar isso .... obrigado
14/10/2011
13h04min
Mateus (Mateus)
Eu sou gago e acho que a gagueira deve ser incluída como deficiência sim. Para que nós, gagos, possamos decidir se devemos ou não prestar concurso para determinados cargos. A minha gagueira, apesar de não ser tão severa, herdada de meu pai que também é gago, vem me impedindo de levar uma vida melhor, de atingir os meus objetivos profissionais e isso acaba me afetando no lado pessoal também. Estou quase me formado em Administração e não consigo emprego, nem estágios, sinceramente acho que estou botando meu dinheiro no lixo. Eu já trabalhei na área administrativa de uma empresa e um dia fui demitido, justamente, por ter esta deficiência, na época pensei em colocar a empresa na justiça, depois desisti .. meu chefe me mandou procurar um tratamento .. e de fato procurei, mas não resolveu, apenas aprendi a controlar a minha gagueira, mas quando estou numa entrevista de emprego, e ja fiz muitas ... as vezes dou umas gaguejadas por ficar um pouco nervoso, dai é claro não sou contratado. Estou estudando para concursos públicos, e tenho fé, que um dia vou conseguir passar, mas não tendo a certeza se serei contratado, por ser gago.
27/09/2011
16h13min
Débora Rangel (Débora Rangel)
CAMILA, em que cidade você mora? Talvez tenha um Grupo de Apoio para Pessoas que Gaguejam próximo a você. Veja os endereços aqui: http://www.abragagueira.org.br/agenda.asp
23/09/2011
19h46min
Camila Batista (Camila Batista)
Boom fico feliz em saner que não sou a unica gaga do universo,mas tambem fico triste em saber que sou gaga,queria saber poque somos assim,porque somos os unicos a ter esse problema,sou uma adolescente tenho 15 anos..e sofro muito com esse problema,na minha escola varias pessoas rir de mim pq quando vou conversar eu fico gaguejando,alguma meninas da minha sala gozam da minha cara,quando saio fico com medo de perguntar informações a alguem,eu tenho uma irmã que é gaga,um dois tios que são gagos e uma prima tambem,eu tenho um namorado,e quando vou falar alguma coisa com ele ele ja fica rindo de mim,fica me imitando..queria que tivesse alguma possoibilidade de isso acabar alguem pode me ajudar? !!
16/09/2011
20h48min
mazim cardoso soares (mazim cardoso soares)
Só porque, somos gagos ñ somos menos q os outros q falam sem gaguejar, podemos lutar por nssos sonhos como todo mundo normal porquê nõs tmbém somos normais a gagueira ñ nos torna inferior a ninguem, sou gago sim e sou normal, e sonhador me adiciona air mazimmagal@gmail.com
01/09/2011
20h56min
Rodrigo (Rodrigo)
So acho q tem mtss gagos e gagas q sao bem mais qualificafos(as) para desempenhar uma funcao trabalhista do que pessoas q falam bem so pra conseguir o emprego! cade nossos direitos , tem q existir algo q possa impor direitos trabalhistas a pessoas gagas. o chato q deve ter mts pessoas se passando por gaga e de verdade nem sao ne...
23/08/2011
11h38min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Debora por que voce não entrou mais em contato comigo, agora tenho computador emcasa antes não tinha, como vc está tudo bem seu trabalho, comigo está tudo bem estou tendo uma evolução incrivel com a fonoaudiologa, agora estou vendo posso mecomunicar com as pessoas, e o que eu quero é sempre melhorar e conquistar meu um futuro legal como todO ser humano de bem abçs e não deixe de entrar em contato msn e orkut mazimcs2011@hotmail.com abç.
10/08/2011
14h05min
Daniel Vitor (Daniel Vitor)
Olá, me chamo Daniel Vitor e sou gago, estudo direito numa faculdade pública e andei pesquisando sobre o assunto, inclusive dentro deste site. Vou fazer um artigo sobre a inclusão da gagueira no hall de deficiências funcionais brasileiro( O que já deveria estar acontecendo já que a OMS definiu gagueira como deficiência funcional e por obrigação, assinada e ratificada pelo Brasl já deveriamos ser beneficiados) para que possamos ter tratamento custeado e vagas em concursos públicos, além de várias outras portas que precisamos abrir. Preciso de ajuda da área médica e psicológica, caso existam interessados em nos ajudar, por favor, me contatem nesse MSN danielvitorrambo@hotmail.comCaro DIego Lazari de Oliveira, as provas são escritas sim, e todos os surdos poderiam fazer sem problema nenhum, ainda sim a surdês os impede de conseguir outros empregos que não o público. Por esse tipo de exclusão social é que somos SIM merecedores dos mesmo benefícios que recebem outras DEFICIENCIAS (pois só se o senhor não for gago pra acreditar que temos condições iguais aos dos outros), esses benefícios não tem o cunho de igualar em condições, e sim igualar a inclusão do cidadão que é socialmente rejeitado de alguma forma.Sobre entrevistas de emprego e rejeições: Existem vários julgados que beneficiam gagos em proceço de discriminação, ou seja, se qualquer um aqui se sentir de qualquer forma humilhado por ser gago po e deve acionar o judiciário, provavelmente vc vai causar grandes problemas pra quem te fizer passar por algum momento constrangedor.
29/06/2011
19h50min
Leonardo Clemente (Leonardo Clemente)
Olá, sou Leonardo Clemente do Rio de Janeiro tenho 20 anos, legal achar um forum sobre esse assunto. Sou gago desde sempre eu acho rsrs, mais isso não é um problema pra min, bom a não ser em empregos =( enfim, na infancia era complicado aturar as zoações e talz mais como tudo nessa vida passa, hj em dia sou formado na faculdade e tenho um vasto circulo de amigos e isso que é importante, deixo ai para os que assustam por ser gago, NAO se assuste e jamais abaixe a cabeça perante os outros por ser gago, conselho relaxe ao falar algo, sei que é irritante tentar falar alguma coisa e a palavra nao sai, jamais me peça pra falar PETROLEO kkkkk, nao sai de jeito nenhum, enfim é isso se alguem quiser trocar uma ideia meu email> leonardoclemente19@gmail.com ...Bjos a todos :D
09/06/2011
20h30min
Tiago (Tiago)
oi pessoal meu nome e tiago tambem sou gago, tambem fui e sou ainda ate hoje muito discriminado por ser gago ainda não cheguei a onde vcs chegaram, ser engenheiro,ter algum curso superior etc, mas quero conquista o que vcs todos conquistaram tenho orgunho de nós que somos gagos e de vcs que conseguiram dar esse paço a frente. eu to cansado de querer fala alguma coisa e não conseguir, eu acho que nos ficamos por baixo nas entrevistas de empregos por ser gagos, elas realmente não tem paciencia de nos ouvir ficam nos presionando a falar mas elas não tem noção do que e ser gago. eles deveriam mesmo nos dar mas oportunidades de empregos,concurso etc.se eu fosse algum feiticeiro que pudese passa essa gaguira para as pessoas que fica nos joando nos discriminando, para elas saberem como e ser gago de verdade. mas mesmo assim não desisto e desejo boa sorte para vcs não desistão so porque somos gagos cresam na vida passe por sima dessas pessoas que nos descriminam vamos mostra a eles que nos gagos podemos ser melhores que eles
09/06/2011
16h16min
Simone Daniele (Simone Daniele)
Olá, meu nome é Simone Daniele, sou gaga desde os 4 anos de idade, devido ao acidente de carro que tive. Sofro bastante com minha gagueira, fiz um teste no meu serviço pra me mudar de cargo, me sobressair em relação a maioria, e só por conta do meu problema de fala eu fui colocada pra escanteio. De 16 candidatos, 4 passaram, inclusive eu,,,,,mais dos dois foram chamados e eu...estou aqui...`As vezes mesmo falando que o mundo é feito pra todos, nos gagos as vezes no sentimos como peixes fora d´água. Acho que deveríamos nos juntar e lutarmos pelos nossos direitos e por mais respeito, afinal temos sentimentos. Se alguém quiser entrar em contato pra conversarmos mais...meu MSN é simonedanielebh@hotmail.com
01/05/2011
22h50min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Óla pessoal, quero saber o que vocês acham, daquelas novelas, que colocam personagens, gagos, do meu ponto de vista até acharia lagal, se não fosse pelo papel de palhaço que eles, fazem os gagos passar, acho sim que nõs gagos podemos ser pessoas extrovertidas e brincallhonas como todo mundo, mais a midia deveria nos tratar com mais respeito, nunca vi um personagem gago, ser uma figura importante em uma novela, umexemplo é o ator Marcelo Novaes, que faz um personagem gago na novela das 6 da globo, acho que isso não é legal para nõs gagos que já somos muito discriminado, acho que nõs gagos devemos ter nosso espaço sim, na e nas novelas mais que seije, personagens gagos lutando por uma vida digna, que não ridicularize , as pessoas que gagueijam porque já sofremos muitos preconceitos, e temos que ser tratados como pessoas comuns, e não somente como palhaços, porque dsse jeito fica dificil conquistar nosso espaço. email mazimmagal@gmail.com e meu msn mazimcs2011@hotmail.com
30/04/2011
23h04min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Nõs que temos essa deficincia, na fala, deviamos ser tratados com mais respeito, principalmente no mercado, de trabalho na hora das entrevistas accho que os chefes deveriam ter paciência pra nos escutar, e não nos precionar ao perceber nssa deficiência, sou apenas vigilante, mais estou cursando uma faculdade e quando terminar quero conquistar uma boa profisâo como todo mundo de bem. meus contatos MSN mazim2011@hotmail.com EMAIL mazimmagal@gmail.com
24/04/2011
21h19min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Acho que nõs gagos, deviamos ser tratados melhor as pessoas não tem paciência para nos escutar, e fica dificil porque a gente já tem dificuldade de falar, fica dificil agente trabalhar ou conquistar uma profição de sucesso, se as pessoas não forem paciêntes para nos ouvir, é por isso que acho que tinha que ter uma lei obrigando as empresas a tratarem bem os gagos e os obrigassem a nos aceitar nas empresas, se acaso tivermos qualificação para aquele determinado cargo, e também que seije feita uma competição justa no mercado de trabalho para nõs, meu email mazimmagal@gmail.com
24/04/2011
21h00min
mazim cardoso soares (mazim cardoso soares)
Este é meu email caso alguem queira me adicionar, mazimmagal@gmail.com
24/04/2011
17h08min
mazim cardoso soares (mazim cardoso soares)
Acho que uma boa estrategia para nõs que somos gagos quando formos apresentar um trabalho , é a gente ficar tentar ficar calmo, e pensar positivo e tentar ver aquelas pessoas que estão ao nosso redor, como pessoas iguais á nõs afinal de conta elas, não são superior á nõs se acharmos que somos inferior a elas então se torna muito mais dificil da gente não gaguejar e também acho que aquele pensamentoque você fica na cabeça antes de falar "não vou gaguejar, não vou gaguejar,se eu gaguejar todo mundo vai rir". esse pensamento é obsecivo e afeta o subconciente, e se torna muito mais facil de você gaguejar, isso é algo que eu ouvi dizer, sou gago sim mais quero fazer augo para mudar isso, se alguem quiser me dar algumas dicas, esta semana irei consultar um fonoaldilogo estou com muita fé em Deus em conseguir um bom resultado, boa sorte a todos, e entrem em contato comigo assim a gente pode se ajudar meu gmail: mazimmagal@gmail.com abraço
24/04/2011
11h52min
Mazim Cardoso Soares (Mazim Cardoso Soares)
Óla pessoal, pessal também sou gago, e concordo com vocês é muito díficil a vida de que m sofre de gagueira, antigamente eu não tinha muitas dificuldades, sabendo da minha dificuldade de falar, senpre fui muito calado, principalmente na escola, quando era pra apresentar trabalhos na frente, quando era em grupo era bem mais, sozinho eu não apresentava e também só lia e não comentava sobre o trabalho, então qando terminei o 2grau parei de estudar por 2 anos agora por ensistencia da minha mãe, e por vontade de lutar faz 3 meses que entrei num curso de espanhol, por enquanto não falei quase nada porque é semipresencial, mais estou com medo de quando tinver que arrumar uma profição, já trabalho de vigilante , mas quando terminar o curso terei terei que trabalhar em outra coisa acho que vai ser miuto díficil, esta semana irei consultar pela primira vez o fonoaldiologo, estou com muita esperança, de melhorar bastnte apesar de já ter 21 anos não vou desistir de lutar,abraço a todos e muita força amigos.
20/04/2011
18h26min
MARCOS PAULO ROCHA DE MORAES (MARCOS PAULO ROCHA DE MORAES)
OLA DEBORA ACHO QUE SIM DEVERIA SER CONSIDERADO UMA DEFICIENCIA E PODERIA TER ESSA APROVAÇAO NO CONGRESSO E GRANDE A DIFICULDADE PARA NOS GAGOS NOS RELACIONARMOS COM PESSOAS SEJAM NA VIDA PROFISSINAL,PESSOAL E AMOROSA ISSO MEXE MUITO COM NOSSOS SENTIMENTOS.INCLUSIVE EU ACHEI MUITO LEGAL ESSE BLOG POR AQUI VC PODE SE ABRIR,GOSTARIA DE ME CONTATAR COM PESSOAS ESPECIALISTAS EM GAGUEIRA E PESSOAS QUE POSSUEM,POR QUE TENHO AMIGOS,MAS AO MESMO TEMPO ACHO QUE SAO INIMIGOS,E AQUI ENCONTRANDO PESSOAS QUE SE SENTEM INCOMODADAS,FRUSTADAS,REJEITADAS,ISSO ME ALEGRAMUITO E UMA ABERTURA PARA NOVAS AMIZADES,GOSTEI MSM DE ACHAR ESSE SITE AQUI E ME ADD NO MEU @@ E ME AJUDAM TBM PQ COMECEI UM TRATAMENTO QUE ESTAVA DANDO CERTO E FOI ASSIM ATE OS 17 ANOS,INFELIZMENTE POR QUESTOES FINANCEIRAS TIVE QUE PAUSAR O TRATAMENTO E ME ARREPENDO MUITO DISSO,ALIAS O GOVERNO DEVIA NOS DAR ESSE ATENDIMENTO DE PSICOLOGOS,FONOS DE GRAÇA,MAS EMFIM QUERO FAZER NOVAS AMIZADES ME ACC GALERA ABRCS E DESEJO A TDS DESDEJA FELIZ PASCOAMARCOS.P.MORAES@HOTMAIL.COM
18/04/2011
18h04min
Débora Rangel (Débora Rangel)
LEONARDO, em que cidade vc mora agora? Talvez tenha um grupo de apoio por perto. Dê uma olhada nos outros assuntos do Fórum e vc verá que muitos passam e passaram por isso, mas conseguiram ser muito mais do que um gaguinho. Você também pode entrar para este time.
17/04/2011
00h34min
Leonardo Lacerda Borges (Leonardo Lacerda Borges)
Oi sou Leonardo Lacerda Borges, sou gago deste os 5 anos, herdei do meus avós. Tenho um pouco de dificuldede de se relacionar com as sociedade tenho dificuldade um pouco ate pra namorar, muitas meninas ja de deu fora por perceber que eu gaguejo. Sou popular em minha cidade por causa da gagueira, tive que mudar de cidade pra ver de a minha gagueira diminuia, e perdir várias oportunidade de emprego e fui descriminado em minha cidade. Meu irmão tinha vergonha de andar comigo em festa sociais e até minha mãe me chamava de gaguinho e isso me deixava muito constrangido, já entrei em depressão por causa disso!!!!
12/04/2011
20h43min
Débora Rangel (Débora Rangel)
ADRIANA, está difícil te mandar email, a codificação bagunçou tudo. Você pode mandar um pra mim: deborar.rangel@gmail.com
07/04/2011
10h49min
adriana (adriana)
drikaTRAÃ+Oalanis@hotmail.com para Débora
06/04/2011
14h19min
Débora Rangel (Débora Rangel)
JOÃO PAULO, você pode especificar o que está exatamente escrito sobre o exame psicotécnico?
05/04/2011
20h04min
joao paulo ignacio (joao paulo ignacio)
sou gago, vou fazer o concurso para agente penitenciario rj. esta no edital assim "EXAME PSICOTÉCNICO dificuldade de comunicação dificuldade de sociabilização" serei prejudicado pq sou gago. queria saber de vcs o que acham disso?
02/04/2011
18h26min
Débora Rangel (Débora Rangel)
ADRIANA, tentei te mandar email, mas voltou. Tem algum outro pra que possamos conversar?
24/03/2011
20h24min
adriana (adriana)
meu mail certo e drikaalanis@hotmail.com me manda resposta e ajuda
24/03/2011
13h33min
adriana (adriana)
Ola meu e Adriana tenho 28 anos sou bonita muito inteligente até hoje não consegui arruma emprego e minha carteira ainda e branca resumindo não tenho registro em carteira já fiz muitas entrevista de emprego Na minha area que e auxilar de escritório mas eles falam você tem o currículo bom tem o segundo ano completo e bonita sabe falar mas você problema de dicção eles até tem vergonha de falar que eu gaguejo . ai como já estou cansada de passar por isto resolvi colocar agora no meu currículo como auxilar de limpeza .ai sou chamada para entrevista ai agora eles falam que eu não sou qualificada para está vaga e que a vaga e muito inferior para mim quero saber o que faço não estou conseguindo emprego quero muito ajuda meu mail drikaalanis@hotmail.com ?
15/03/2011
14h40min
Débora Rangel (Débora Rangel)
RENÊ, não acredito que os ingleses e norteamericanos sejam mais pacientes. Não sei se vc consegue entender inglês, mas visite as páginas da associação inglesa e americana de gagueira (os endereços estão em Links) e você verá que eles sofrem a mesma coisa que nós. Acho que a diferença está no apoio governamental, pois existe tratamento gratuito acessível a todas as pessoas que gaguejam. Para mim, não importa a sua pátria, o sofrimento da gagueira é sempre o mesmo.
15/03/2011
00h10min
Renê Arthur Alves Barbosa (Renê Arthur Alves Barbosa)
Tenho 22 anos e desde que me entendo por gente sofro deste mal( gagueira) meu caso é gagueira hereditária, porque minha BISAVÓ TAMBÉM ERA!!, e tive MUITO AZAR, PORQUE A GAGUEIRA NA MINHA FAMÍLIA PULOU A GERAÇÃO DO MEU AVÔ, PULOU A GERAÇÃO DO MEU PAI E ADIVINHA EM QUAL GERAÇÃO PEGOU??? Fui alvo de piadinhas na escola, na faculdade, INFELIZMENTE os povos da cultura LATINA SÃO IMPACIENTES NA HORA DE OUVIR, E TODO GAGO ODEIA, DETESTA NO FUNDO DA ALMA QUANDO O OUVINTE ' AJUDA' OU COMPLETA A FRASE!!. Isso faz cria HOSTILIDADE E REVOLTA NO PORTADOR!! ELE SE AFASTA DA SOCIEDADE E SE ISOLA!!. Em questão de educação, os AMERICANOS E INGLESES SÃO 1000 VEZES PACIENTES QUE NÓS BRASILEIROS. Nos EUA há a seguinte forma de pensar do americano: ' OUVIR EM SILÊNCIO É UMA FORMA DE RESPEITO' quem DERA SE OS LATINOS TAMBÉM FOSSEM ASSIM!!. MUITO OBRIGADO!!
25/02/2011
00h49min
patricia belo da silva (patricia belo da silva)
REALMENTE A GAGUEIRA E UM PROBLEMA PRA VIDA DAS PESSOAS POIS NÃO SOMOS RESPEITADOS AS PESSOAS "NORMAIS" RIR E NÃO SABE O QUE O OUTRO ESTA SENTINDO HOJE SOU UNIVERSITÁRIA E SOFRO NOS SEMINÁRIOS, PERCEBO UM OLHAR DIFERENTE DAS PESSOAS OUVINTE.
24/02/2011
09h39min
Paulo (Paulo)
O governo deveria reconhecer essa deficiência !!! Nos ajudaria na área de concursos públicos. O governo também está no excluindo !!! Vamos lutar por mais essa coisa !!!
17/02/2011
12h08min
Roberto Manzieri Thomaz (Roberto Manzieri Thomaz)
Eu sou uma excessão aos comentários. Tenho gagueira crônica há mais de 20 anos, sofri todos os tipos de preconceitos na escola, colegio, ginásio e faculdade, Sou formado em Engenharia, e, por sorte do destino tenho um emprego muito bom. Estou aqui, porque acho que a gagueira deve sim como deficiência. Quero aqui me solidarizar a todas as pessoas que sofrem dessa disfluência que tanto afeta o psicológico e a vida das pessoas. O maior problema que eu enfrentei, relamente foi o encontro de meu primeiro emprego, onde meus pais tiveram que implorar a responsável do RH da empresa pela minha contratação (isso só fiquei sabendo anos depois de ter saido da empresa). Eu sempre fui um dos melhores alunos por onde passei, fiz muitos amigos, mas infelizmente esse problema me prejudicou e ainda prejudica muito em minha vida. As pessoas não tem apciência em ouvir meu ponto de vista, por evitar falar, muitas pessoas "acham" que somos submissos e por ai vai. Li um comentário de um gago que faz concurso e acho que por esse motivo a gagueira não deve ser considerada deficiência e achei completamente equivocada. Quem garante que todos os gagos tem perfil ou gostam prestar concurso ? Não podemos ser tratados como um unico perfil...cada um tem suas características, gosotos e anseios profissionais.
13/02/2011
18h13min
Francisca Gonçalves de Sousa (Francisca Gonçalves de Sousa)
Olá,recentemente fiz uma entrevista de trabalho,passei no teste mais não fui contratada porque sou deficiente.Qual órgão posso procurar para reclamar meus direitos
16/01/2011
08h43min
Daniel Barros (Daniel Barros)
Ola,,sou gago também..porém conseguir concluir o curso superior, sou engenheiro. MESMO assim ainda hoje tenho dificuldade em me expressar, pois esta deficiencia me atrapalha muito..
14/11/2010
23h04min
Débora Rangel (Débora Rangel)
FRANCISCO ALEXANDRE você pode fazer a faculdade que quiser, aquela com a qual vc se identificar melhor, exatas, humanas, biológicas, administrativas. Não haverá um curso que não precise falar, mas o seus sonhos são maiores que a sua gagueira, eu tenho certeza disso. Sou jornalista e musicista, enfrentei muitas dificuldades comigo mesma para chegar até aqui, mas me orgulho por fazer o que gosto e me dá muito prazer. Não se esqueça que O QUE você fala é mais importante do que COMO você fala. Dê uma olhada nos depoimentos que estão no Fórum Online para ver que a sua luta é muito semelhante às outras pessoas que gaguejam. Espero que tenha te ajudado.
13/11/2010
21h50min
Francisco Alexandre (Francisco Alexandre)
Eu sou gago desde de criança na escola desde a 1 série varios colegas meus de escola me maltratavam e pelo que me lembro quando me defendia na sala de aula a professora ficava contra mim ela reagia como se eu estivesse atrapalhando a aula e até me botava de castigo eu já apanhei varias vezes na escola possivelmente porquê sou gago e não conseguia me enturmar com o passar das séries até o segundo grau pelo que me lembro passei a sofrer menos na escola e fui me excluindo da sociedade cada vez mais por conta das marcas deixadas na minha mente pelo sofrimento trazido pela gagueira e pelo sofrimeto em familia hoje tenho 29 anos conclui o ensino médio varios anos atras não entrei logo na faculdade princilpalmente por causa das marcas da gagueira na minha mente que me fez me excluir da sociedade hoje estou começando fazer uma coisa que deveria ter feito a varios anos atras ter coragem de enfrentar o problema e passar a enfrentalo não conseguir fazer tratamento mas conseguirei queria uma dica de qual curso superior fazer levando em conta que sou gago e tenho 29 anos
26/10/2010
01h26min
Mary Ane (Mary Ane)
Eu tbm sou gaga, e tenho muitas dificuldades em entrevistas de emprego, quando ocorre alguma entrevista eu ja fico em pânico, achando que nao vou ser contratada, era bom mesmo alguem lutar por nós. Exega de discriminação.
09/09/2010
16h27min
Débora Rangel (Débora Rangel)
BRUNA, se for provado que a pessoa realmente foi discriminada por gaguejar, a justiça pode sim defender o direito da pessoa que gagueja.
08/09/2010
22h17min
bruna (bruna)
oi galera tudo bem? eu queria saber que uma pessoa que gagueja tem direitos, por exemplo em uma entrevista de emprego, se por acaso a empresa discriminar aquela pessoa se ela tem direitos. abraços
31/08/2010
18h03min
Solano Guimarães Langer (Solano Guimarães Langer)
Ola pessoal tbém sou gago, tenho sofrido na pele essa vamos dizer assim deficiencia, é dificil competir no mercado do trabalho com pessoas normais sempre estaremos em segundo plano na sociedade por causa dee preconceito ridiculo, mais q Deus nos abençoe eu creio na minha vitória ñ é por q sou gago vou desistir dos meus sonhos q são muitos e vou conseguir realizalos abraçoo pra todos
05/07/2010
15h57min
Glaucia (Glaucia)
obrigada pelas mensagens de todos vocês, ajudaram no meu trabalho sobre preconceito contra gagos. abraços
01/07/2010
09h50min
Débora Rangel (Débora Rangel)
Olá Ana Paula! Realmente é complicado e infelizmente o mercado de trabalho brasileiro ainda tem muitas barreiras na entrevista e contratação de pessoas que gaguejam. Você já procurou fazer algum tratamento fonoaudiológico? Dependendo da cidade onde mora, é possível que tenha algum local especializado. Podemos conversar mais por email: deborar.rangel@gmail.com ou imprensa@abragagueira.org.br
30/06/2010
14h36min
Ana Paula Pires (Ana Paula Pires)
Olá sou gaga e ainda não possua qualificação profissional pois ninguém quer dar emprego para uma gaga...como eu posso ter experiência em uma área se ninguém me da uma oportunidade somente poruq sou gaga, a gagueira não é considerada deficiencia pela legislação brasileira...alguém tem uma solução para o meu dilema??????
25/06/2010
17h30min
Débora Rangel (Débora Rangel)
Ricardo, esta discussão é bastante longa e precisa de diversas considerações, como graus de gagueira, como provar, o que divide até as próprias pessoas com gagueira, como vc pode ver nos comentários aqui do Fórum. Eu também sou formada em comunicação jornalismo. De que cidade vc é?
24/06/2010
15h54min
Ricardo Gimenes (Ricardo Gimenes)
Sabe quando seremos ouvidos quando um deputado soubwer o numero de votos que estão em jogo para a sua eleição. Sou formado em comunicação não dificuldades tão grandes assim em me comunicar . A gagueira é uma deficiencia sim tenho quase 40 anos e nãoconsegui me curar dela então sou um deficiente tambem me colocaria na cota perdi algumas oportunidades otimas de empregos porque para a lei não sou um deficiente mais para quem contrata eu sou aonde ficamos nesse meio o que a ABRA esta agindo nesse meio poderiamos coletar assinaturs virtuais e pedirmos as miudanças necessárias no congresso nacional. Basta umas boas centenas de assinaturas ou até um milhão de assinaturas e conseguimos mudar a lei sem nenhum deputado envolvido. Isto é possivel basta queremos.
18/05/2010
16h24min
Marcos Mendes (Marcos Mendes)
eu acho um abisurdo,as pessoas ter preconceitos contra gagos,porque são deficientes,não quer dizer que ele não possa conseguir seus objetivos. Você que é gago meu querido não se inportem com criticas,vá a luta que você é capaz,os valores são iguais... meu abraço de todo meu coração pra todos os deficiente... que Deus abençoe todos...
21/01/2010
13h49min
Angélica Adriane de Freitas (Angélica Adriane de Freitas)
Olá, como podemos contactar alguém da política para podermos expor sobre esse assunto? Alguém para nos ajudar...
24/11/2009
12h48min
Suely (Suely)
Olá.eu tb sou gaga e concurseira e não acho exagero sermos incluídos entre os deficientes físicos,pois ao longo dos anos tenho sentido na pele as dificuldades vividas na vida profissional e social.É incomparável o constrangimento q/ uma pessoa gaga vive em relação a uma outra q/ seja muda,coxa...qual a diferença? Cada um sente na pele a sua dificuldade .Para mim é tudo igual.
11/11/2009
16h05min
Carolina (Carolina)
Eu trabalho em um Departamento que encaminha deficientes para o mercado de trabalho e nós aqui também estamos com dúvidas com relação a gagueira. Gagueira é uma deficiencia? O gago pode preencher vaga de cotas para deficintes nas empresas? Como e onde eu obtenho mais esclarecimentos sobre esse assunto? Precisamos encaminhar uma pessoa que tem gagueira para o mercado de trabalho,mas não sabemos se legalmente pode ser por aqui. Obrigada. Carolina
23/09/2009
11h29min
JORGE BORGES (JORGE BORGES)
Caros colegasPosso mim considerar um exgago, um vitorioso, mas... não foi assim. Hj tenho 48 anos e há 12 anos que estou recuperando desse mal.Fui sempre rotulado como imcompetente ... sem oportunidade, marginalizado, sem convivencia social, amoroso em sintese um desastre.Fico muito preocupado com os meus colegas gagos, pois parece que estamos condenados a morrer excluidos por essa sociedade perversas que vivemos.Lamentavel, mas... nunca vi um artigo nos jornais de TV e ou escrito sobre esse caso, ganhou notriedade através de candidatoe que acionaou a Justiça ao pleteiar tratamento destinado aos portadores de deficiencia e foi negado pelos senhores doutores que nunca sofreram que o nós sofremos.
11/09/2009
01h02min
Hilton Cavalcante (Hilton Cavalcante)
Lógico que os gagos merecem essa grande iniciativa, eu sou gago desde minha infancia e agora com 27 anos sinto muita dificuldade pra emprego seja sem estudos tipo: almoxarifado ate com estudo tecnico como: mecanico industrial. Ja concorrir a vaga de estagio em mecanica e ja sinto uma grande dificuldade, tem alunos da minha Escola Tecnica que faltam, tiram notas baixas e as empresa aceitaram eles, ACHO ISSO UMA COMPLETA FALTA DE RESPEITO AOS GAGOS SOMOS OU NÃO PESSOAS, NAO EXISTIMOS, NÃO PODEMOS TER EMPREGO COM RENDA SUPERIOR A 2 MIL REAIS? SAMOS INUTEIS? EU ACREDITO EM MIM E NUNCA IREI DESISTIR SEREI DE TDO JEITO MECANICO
28/08/2009
00h20min
CLAUDIONOR OLIVEIRA (CLAUDIONOR OLIVEIRA)
Srs. Sou totalmente a favor de um projeto de lei que favoreça os gagos. Sou agente de trânsito e as vezes sinto um pouco de dificuldade para prestar informaçoes ao públic o e entrevistas para emissoras de rádio e televisão.
11/08/2009
16h50min
Renato (Renato)
gostei muito, realmente é uma situação complicada, a gente concorrer a cargos com pessoas que não tem dificuldade na fala, e isso não é levado em consideração na hora do resultado.
31/07/2009
07h16min
Zoby (Zoby)
Gagueira é deficiência física sim. Não absoluta, mas em graus variáveis. Excluindose os trabalhadores braçais, por que os que não têm um braço ou uma perna devem ter direito a seleção diferenciada nos concursos públicos e os gagos não? Afinal a falta de membros não interfere diretamente no desempenho intelectual. Interfere psicologicamente, de acordo com o indivíduo e ambiente, assim como a gagueira. Simplesmente um gago não consegue empregos regulares de nível superior na iniciativa privada, nem se ele for muito melhor que os outros. A única chance seria se ele fosse o único candidato a função que não tivesse de lidar com o público.
28/07/2009
09h59min
Angélica Adriane de Freitas (Angélica Adriane de Freitas)
Sou gaga e sei da dificuldade que me ronda e rondou por toda minha vida, da criança introvertida à adolescente neurótica, e agora na fase adulta a mulher que tenta superar todas as dificuldades pra tentar ter uma vida digna, aliás tarefa nada fácil. Vou prestar um concurso agora em setembro e já estou pensando quando chegar a fase da entrevista. E não somos nós que nos colocamos nessa condição caro Leandro, nós não nos colocamos na situação de deficiente, essa situação já foi imposta a nós...não é uma coisa que podemos aceitar ou rejeitar, "isso"está dentro da gente, quantas vezes pensei que se eu fizesse muita força de vontade eu poderia mudar essa situação na minha vida, quantas oportunidades de emprego já perdi, quantas amizades deixei de cultivar por cauda disso. Então na minha opnião se fossemos incluídos no decreto 3298/99 seria uma oporunidade muito boa para nós gagos, xaberíamos que tem alguem lutando por nossos direitos e isso facilitaria a nossas vidas.
21/07/2009
23h59min
santos (santos)
Prezada marieeu já perdi varias oportunidades de trabalho por causa da gagueira. Em algumas seleções fui o primeiro colocado na prova escrita, porem na entrevista eu era eliminado. Chegou num ponto em que eu conclui que pra eu trabalhar e ganhar um pouquinho melhor eu teria que passar num concurso publico, do contrário só encontraria trabalhos braçais. O fato é que o mercado de trabalho discrimina as pessoas com deficiencia de fala e não existe nada ou niguem que possa lutar por nós (gagos) nessas horas em que perdemos uma oportunidade de emprego....ficamos vendido sem saber o que fazer e onde recorrer.eu ja li muitas materias e artigos sobre gagueira, ate fiz a tradução de alguns textos sobre o assunto, já tratei com psicologas, já fui num neurologista e num psiquiatra, mas eu penso que a medicina e a fonoaudiologia avançaram muito pouco nessa área. A verdade é que sabemos muito pouco sobre a gagueira...Gostaria de sugerir a você que procure a LEI 3298/99, para que voce possa conhecer sobre a legislação que tenta proteger as pessoas com deficiencia e como a gagueira poderia ser incluida no rol dessas deficiencias.Um abraçosantos
17/07/2009
19h14min
Marie Claire Curitiba-Pr (Marie Claire Curitiba-Pr)
Bom eu acho q a gagueira tem que ser considera sim como uma deficiência, pois todos têm preconceitos contra quem gaguejam na entrevista de emprego, eles vão faze uma seleção de quem eles querem ficar, pois se tiver um gago na seleção certeza que esse gago não vai passa seja pra qualquer função que ele vai fazer. Pois esses tempos foi fazer uma entrevista e mulher que estava me entrevistando falo pra mim que não era preciso ninguém fica sabendo que eu sou gaga e que era para eu ficar quieta na fabrica, pois ninguém precisava faca sabendo que eu sou gaga lá. Então por isso e por vários motivos eu acho que a gagueira tem que ser sim considera com uma deficiência, pois vai dar mais chance de as pessoas gaguejam esteja no mercado de trabalho pois fala e fácil que isso não e nada mas queria ver as pessoas que criticam se elas estivem no nosso lugar para saber o que realmente eu a gente passa com esse merda da gagueira.
14/07/2009
20h37min
SRS (SRS)
"É com alegria que recebemos essa boa noticia, até que enfim, alguém resolve legislar em nossa causa, espero, que esse seja o inicio de muitas outras conquistas. Vamos, juntos trabalhar, para melhorar cada vez nossas condições."
23/06/2009
15h54min
Thiago Silva Nunes (Thiago Silva Nunes)
Deve existir sim a inclusão do Gago no mercado de trabalho em Geral, seguida também por decretos bem elaborados e para que haja uma concorrência paritária com as outras demais deficiências. É algo que deve ser bem pensado e debatido. Não falo apenas em relação aos concursos públicos, mas também em relação aos processos de seleção nas empresas privadas. É quase impossível um gago ser aprovado em uma entrevista de emprego qualquer, visto que é um processo excludente para esse sujeito, mesmo que ele seja capacitado e tenha um nível de conhecimento superior aos outros demais indivíduos fluentes. É certo que existem vários tratamentos para a gagueira, entretanto não há cura, o Gago melhora, mas depois volta a disfluencia. Muitos Estados do Brasil não dispõe tratamento gratuito para gagueira. Então, queremos nossos direitos, ser inclusos justamente no mercado de trabalho, para pagar bons profissionais e se tratar sempre. Vamos deixar de ilusão, em dizer que não há necessidade de aprovar medidas que inclua o gago no mercado de trabalho. A gagueira é uma deficiencia sim, só quem é gago sabe como é o sofrimento: não existe cura; há muita discriminação e constrangimento; algumas pessoas vêem o indivíduo gago como louco; sem falar nas piadinhas que rolam por ai. Quem é gago como eu, pare de vergonha, e vamos lutar pelos nossos direitos, por que, se não unirmos forças em prol da nossa classe, nada vai mudar, tudo vai ficar como está, ninguém vai lutar por nós. Todos os individuos são iguais perante a Lei, o que deve mudar é a politica do Estado maior, que deve incluir todos os demais sujeitos com algum tipo deficiencia e de forma igualitária.
13/06/2009
19h51min
Rafaela Silva (Rafaela Silva)
Levando em considerações as reações que acompanha o portador de gagueira; dependendo do grau, seria viavel sermos incluidos no referido decreto, que viabilizasse a inclusão desse individuo no mercado de trabalho. Pois, sabemos que embora tenhamos competência para trabalharmos, a sociedade exige uma "boa dicção", logo somos excluidos desse padão.Não podemos pensar no que os outros (pessoas fluentes) pensam a respeito da gagueira, e sim propôr ideias que garanta nossa INCLUSÃO junto ao Congresso Nacional!!!
17/05/2009
01h28min
DIego Lazari de Oliveira (DIego Lazari de Oliveira)
Bem eu sou gago e concurseiro. Não concordo com a ideia de beneficiar os gagos em processos seletivos visto que a maioria das provas são apenas escritas ou de múltiplaescolha, e o gago não tem qualquer problema quanto a isso.Seria um absurdo uma pessoa querer competir com alguém que tenha sindrome de down, por exemplo, pois quem tem a síndrome tem maiores dificuldades para raciocinar, já o gago, não.Sofro todos os problemas na pele, sei o quanto é difícil, mas daí a sermos inclusos entre deficientes físicos já é um exagero na minha opinião.
11/05/2009
23h03min
Leandro Moret (Leandro Moret)
Gostaria de saber o que as pessoas acham da questão do estigma da gagueira. Isto é, é possível dizer que as pessoas fluentes vêem o indivíduo gago como um deficiente por que ele se coloca nessa situação? E que portanto aprovar tal medida jurídica iria apenas reafirmar essa situação?



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
4.7
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Legislação Brasileira)
- Lei do Gago
- Sobre a gagueira, preconceito e fonoaudiologia
- Proposta concede desconto em ligações para deficientes da fala

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM