Fórum Online

Fórum Online


Através do Fórum Online você pode participar das discussões e projetos da ABRA GAGUEIRA.

Escolha um dos fóruns abertos e escreva a sua opinião sobre os temas sugeridos, faça perguntas, tire suas dúvidas e proponha novas discussões.

A ABRA GAGUEIRA não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas nos fóruns e reserva-se o direito de excluir mensagens consideradas impróprias aos seus objetivos.


Gagueira no adulto: como a fonoaudiologia pode tratar (Encontros)

sábado, 23 de outubro de 2010


A fonoaudióloga e mestre da Universidade de Vila Velha, Nadir Oliveira inicia sua apresentação esclarecendo que a gagueira no adulto tem tratamento com fonoaudiólogo, psicólogo, medicamentos e SpeechEasy.

Segundo Nadir, não se pode tratar sem ter conhecimentos teóricos fonoaudiológicos e a pessoa que gagueja também precisa se conhecer e saber sobre sua gagueira. "Muitas pessoas que gaguejam deixam de cumprir seus objetivos e desejos por causa da gagueira e seus medos."

A fonoaudióloga explica que o tratamento visa mudanças na fluência, no comportamento da fala, no conceito e uso da gagueira e também no auto-conceito. "Com tantos livros e informações, o terapeuta precisa promover o auto-conhecimento da pessoa, quem ele é, o que ocorre com ele quando gagueja. A terapia precisa ter propostas de estratégias para melhorar a fluência."

Nadir explica as manifestações da gagueira:
Bloqueio (/peteca)
Prolongamento (pe_teca)
Repetição de som (pppeteca)
Repetição de sílaba (pepepeteca)
Intrusão (ichpeteca)
Pausa tensa (pe____/teca)
Alteração na velocidade da fala
Movimentos concomitantes.

A professora continua dizendo que a pessoa que gagueja precisa saber o que acontece quando ele gagueja, entendendo isso , é possível desenvolver estratégias com ela. "Reduzir a tensão, ter movimentos articulatórios mais amplos, velocidade de fala reduzida, estratégias linguísticas, auto-monitoramento e principalmente aceitação da gagueira, que não significa acomodar, e aumento da auto-estima são fundamentais para a fluência da pessoa."




Comentários (70):
09/06/2016
11h29min
Victor Costa Trindade (Victor Costa Trindade)
Bom Dia , Boa Tarde ou Boa Noite eu me chamo Victor no rio de janeiro sou adv e meu trabalho requer que eu fale muito mas tem dias que eu não consigo soltar uma palavra eu me esforço mas não sai nada e meu trabalho requer palavra estou preucurando se alguém souber me indicar a minha avó falou que se der uma com uma colher de madeira na minha cabeça eu irei falar rapidinho...
03/06/2016
04h38min
Fernanda (Fernanda)
Trabalho na área comercial e tenho muita dificuldade para atendimento pois sempre gaguejo, tenho 40 anos, preciso de ajuda ainda tem como me livrar disso?
03/06/2016
00h01min
CARINA CARVALHO RÚBIO (CARINA CARVALHO RÚBIO)
Tenho 29 anos e gaguejo ao falar comecei falar assim quando tinha 6 anos preciso d ajuda
28/05/2016
17h48min
Leonardo (Leonardo)
Infelizmente eu sofro um pouco com a gagueira em casa. Não consigo conversar com a minha mãe e com a minha irmã. Meu lar tem muitas brigas, confusões e já deu até polícia por causa desses conflitos. Sofro com esse problema desde meus 4 anos de idade( desde 92), mas só gaguejo com a minha família. Minha mãe sofre de problemas psiquiátricos e qualquer motivo para ela é motivo para brigas, berros e xingamentos pesados. Fico tenso, nervoso e até trêmulo ao falar em casa. Fico inibido, minha dicção não é perfeita. Mas com estranhos eu falo normalmente, sem inibições. A gagueira é um problema horrível, as vezes é uma tortura falar, só quem sofre disso sabe!
30/04/2016
18h00min
joilton (joilton)
eu tenho 30 anos e durante os meus 18 anos de vida fui gago, mijava nas cauças na escola porque nao coseguia pedir para profesora deixar eu ir no banheiro qunando falava cuspia e batia o pé no chao e a voz nao saia, depois dos meus 18 anos tudo acabou, foi tudo muito rapido que eu nem persebir,hoje eu nao tenho nemnhum sinal de gagueira falo muito bem e sem timidez. nao tive nenhum tratamento foi tudo tecnica minha mesmo, pensava antes de falar e mantinha a calma.
13/04/2016
11h08min
Márcio Costa (Márcio Costa)
Sou gago desde pequeno, as vezes, em tempos parece que fiquei bom, pois falo normalmente e não gaguejo, mas, em outras vezes eu começo a gaguejar quando vou falar com alguém, parece uma fase, tem época que falo normal, mas tem época que trava e não consigo falar.Qual o tratamento ideal para isso?
21/03/2016
12h19min
Mariza Almeida dos Santos (Mariza Almeida dos Santos)
Meu nome é Mariza tenho 45 anos Sao Paulo .Identifico meu problema com de alguém aqui. Não consigo pronunciar palavras que tenha c,g,k,q. Como casa, gato , caqui, gorro, cachorro, Kaká, queijo. Existe tratamento no meu caso? Obrigada
23/02/2016
14h57min
cassiano (cassiano)
Muita gente querendo fazer faculdade, querendo arrumar um emprego. Gente, agente pode td isso, tenho 30 anos, desde muito novo notamos que eu tinha esse problema. minha infância foi terrível, mas foi bem vivida pq sempre aceitei e declarava que era gago. Fui muito soado, mas sempre levei na esportiva, e sempre achava um defeito nos que me soavam e soava tambem, pois todos temos defeitos. a partir dos 20 anos mais ou menos, sempre busquei na internet técnicas que até hoje dão certo, não estou 100, mas pronuncio muitas frases sem se quer uma interrupção. Cura dizem que não tem, e acho que não também, mas estou bem melhor com as técnicas, terminei faculdade ano passado, trabalho na área de ADM e é o dia inteiro atendendo telefone, quase não à interrupções, percebo que estou em constante melhoras. Vai umas dicas. TREINE BASTANTE EM CASA, NÃO TENHA MEDO DE FALAR, RESPIRE SEMPRE AO FINAL DE FRASES, GESTICULE SUAVEMENTE COM AS MÃOS, parece cômico mas funcione, BATA A MÃO SUAVEMENTE NO CORPO QUANDO VC VE QUE VAI GAGUEJAR, SE TIVER SENTADO, MELHOR AINDA BATE O PÉ, NINGUEM NOTA. São técnicas que me ajudam muito, essa de bater a mão ou o pé, é mais ou menos marcando um rítimo, pois o gago quando canta não gagueja. Temtem uma dessas e bola pra frente gente, não vamos encontrar ninguém pra ajudar, só pra criticar e rir. Fé em Deus, fiquem na Paz.
01/02/2016
13h24min
Sabrina Souza da Silva (Sabrina Souza da Silva)
Olá, tenho 20 anos, sou gaga de nascença, herdei de meu avô, e também tenho tios, primos que gaguejam também. é horrivel pra mim pois trabalho na area comercial, falo ao telefone praticamente o dia inteiro e já cheguei desligar na cara da pessoa pela voz não sair, sabendo que iria gaguejar. Quero uma cura, pois minha filha de 2 anos também apresentou sinais de gagueira, tenho até dó pois sei ela também vai precisar de um tratamento!
26/01/2016
15h48min
Mauro Gama (Mauro Gama)
Olá eu sou o Mauro Gama tenho 25 ano é sou gago e preciso saber como posso fazer pra começa o tratamento pra cura da Gagueira quero me cura dessa Gagueira!!!!!!
31/12/2015
10h03min
Aparecido D. Paes (Aparecido D. Paes)
Tenho 53 anos, sou gago desde 6 anos de idade, sofro muito, perdi muitas oportunidades na vida(emprego, estudo, vida amorosa) sou taxado como tímido, mas por dentro eu penso que não seria, só queria ter coragem de perder o medo de gaguejar e enfrentar este problema.
27/12/2015
12h05min
Ronildo sousa silva (Ronildo sousa silva)
ola não vou dizer que sou gago mais tenho dificuldade para mi expressar,tenho vinte e treis anos de idade e convivo com essa mania chata de gagueijar,,as vezes mim cinto tão inseguro que acabo deixando o próprio medo de falar...a final agora pergunto a gagueira tem realmente cura...A COMO MEUS DEZ ANS DE IDADE ...eu tinha a dificuldade ate de falar presente na sala de aula ,isso mim deixou uma tímida com poucos amigos ,,por isso peço tua ajuda>?
17/12/2015
19h54min
José Hélio Corrêa Carreiro (José Hélio Corrêa Carreiro)
Quero comprar o curso ou fazer.
14/12/2015
19h05min
Carlos (Carlos)
Quando tenho de abordar alguém, por exemplo, dar algum recado, pegar alguma coisa etc. começa a me dar um frio na barriga, começo a engolir seco, é como se eu ficasse sem fôlego. A voz quase não sai e quando saí, é trêmula e as pessoas não entendem. Eu me sinto muito mal com isso! Esse problema atrapalha demais a vida: Pessoal, profissional e social! Gostaria de um tratamento, mas não sei por onde começar!
22/09/2015
11h15min
jaqueline dias dos santos (jaqueline dias dos santos)
olá sou jaqueline sou muito gaga e estou no 3 ano da escola ano q vem pretendo fazer uma faculdade mais tenho muito medo de ir pois não consigo falar com as pessoas e muito menos apresentar um trabalho estou em tratamento mais obtive nenhum resultado. gostaria de alguma ajuda pra conseguir controlar essa gagueira .
09/08/2015
18h34min
Dayse Melo (Dayse Melo)
Você poderia me ajudar? Tenho 21 anos, sou da Bahia. Em nenhum dos casos acima eu me encontro. Eu tenho problemas no som de algumas letras, sendo elas: c, g, k, q. Elas não saem normalmente. Será que isso têm um tratamento?
30/06/2015
01h01min
Dieniffer Silva (Dieniffer Silva)
Olha eu tenho muita dificuldade em conversa com adultos e tbm jovens gaguejo muito fico com muita vergonha
01/06/2015
14h26min
michael Freitas (michael Freitas)
Olá, sou de vila velha e gostaria de saber mais alguns macetes para controlar a gagueira. Em alguns momentos me sinto equilibrado para começar um assunto mas do nada surge uma certa insegurança. Creio que ja venci muitas batalhas e me conheco um pouco mais. Porém, escolhi a área empreendedora, onde preciso fazer reuniões, expor estratégias e fazer discursos. Preciso melhorar isso com urgência para meu crescimento profissional. Fui na uvv a alguns meses e estou aguardando as consultas.grande abraço
20/05/2015
21h34min
Zette (Zette)
Tenho um sobrinho 21 anos, ele é um pouco gago quando fica ansioso a gagueira aumenta, ele começou um tratamento ano passado em João Monlevade MG, segundo a profissional que atendeu disse que já tinha muito o que fazer, hoje ele mora em Montes Claros MG parou de estudar com vergonha dos colegas, fica só em casa, não consegue arrumar trabalho por causa da gagueira , a ultima entrevista de trabalho que teve, o empresario disse que não tinha condições de contratar um gago. Gostaria de orientações, se mesmo ele nesta idade tem como tratar e onde?
22/04/2015
07h32min
CELSO JOSÉ SANTOS (CELSO JOSÉ SANTOS)
Olá, bom dia! Aos 19 anos de idade comecei a ter dificuldade com a fala ( gagueira, fala acelerada). O que pode ter causado isso? Obrigado!
11/04/2015
11h10min
bruno (bruno)
olá sou bruno ,tenho 19 anos e não consigo sair de casa pra nada,com medo de achar um conhecido e não conseguir falar bem ,a guagueira está me impedindo de fazer muitas coisas,todos os dias penso em me matar,ja não consigo tambem falar com minha familia,me sinto um estranho em casa,minha mãe vive reclamando pra mim sair e arrumar algum emprego é a hora que fico com vergonha constrangido comigo mesmo,eu só queria viver feliz e sem medo ter um emprego e dar orgulho para meus pais,não tenho coragem de me abrir com eles,e ja to no ponto de acabar comigo mesmo ,por favor me ajude a sair dessa,não quero viver mais assim me ajude.
19/03/2015
20h12min
clara daiane nascimento silva (clara daiane nascimento silva)
Como fasso pra começa o tratamento
07/03/2015
23h38min
Telma Aparícia (Telma Aparícia)
Olá, tenho 43 anos e a gagueira tem me incomodado muito, ela me causa medo principalmente no lado profissional, creio que algumas oportunidades perdidas foram mediante a esse problema. Mas não é constante minha gagueira, parece que ela aparece nas horas impróprias, percebi que sempre que tenho que falar algo com alguém, e o medo vem do nada, ai fico travada, disfarço a palavra que iria usar, pensando em outra substituta, mas é visível meu problema. Leio texto como se eu falava normal como qualquer outra pessoa. Só queria uma ajuda. Sou do Rio de Janeiro.
20/02/2015
10h43min
Ricardo santana (Ricardo santana)
tem dia q to melhor,e tem dias q to pior...gostaria de fazer um tratamento de gagueira..moro em Marabá pará. As da vezes deixo d fazer muitas coisas d trabalho por causa da gagueira.queria muito me cura dessa gag.. me ajuda encontra alguen aqui em Marabá q faz tratamento em gagueira.
01/01/2015
16h27min
rosilda (rosilda)
Gostaria d saber se gagueira adulta tem curaGostaria d saber se gagueira adulta tem cura
18/12/2014
00h44min
Virgilio (Virgilio)
No meu caso e diferente eu tenho muitos amigos, não posso ser fechado pq tenho 98 pessoas na minha responsabilidade que trabalho com eles diretamente, sou obrigado a falar, tem dia que estou legal mais tem dias que não sai quase nenhuma palavra, tenho 30 anos estou quase 3 meses sofrendo muito não estou mais aguentando, perguntaram o meu nome eu quase não consegui falar. se alguém souber um bom medico no RJ por favor
23/11/2014
02h40min
Nícolas de Moraes Borges (Nícolas de Moraes Borges)
Olá,também tenho a mesma doença de voçes, estou no 1ª Ano do ensino medio, todas vezes que tem trabalho eu começo a suar frio , minha barriga começa a tremer e quando vou falar eu gagueijo mais de 5 vezes a mesma palavra , sofro bully por que sou gago, na maioria das vezes que tou falando alguem começa a rir outras nem olha para minha cara, outros nem mi ver...eu so queria deixar esse recado poís so nós os Gagos sabemos oque é isso. !
14/11/2014
15h17min
Aline Siqueira Silva Anjos (Aline Siqueira Silva Anjos)
olá boa tarde. Sofro com a gagueira e percebo q ultimamente ela tem aumentado,eu consigo falar normal porém quando fico tensa ou nervosa não consigo me comunicar direito com as pessoas e isso me constrange muito pois estou começando a perder oportunidades devido a timidez e também por vergonha. Fico imaginando como será que vou para um congresso de engenharia de pesca apresentar um trabalho científico desse jeito.Preciso de ajuda.
09/10/2014
23h14min
Caio (Caio)
Olá, não sei ao certo se sou gago, porém, noto que eu sinto muito o problema do bloqueio, como foi citado no texto. De forma quase aleatória, algumas palavras eu consigo começar, outras eu não consigo iniciar a palavra, em outras ocasiões consigo pronunciar a mesma palavra de modo correto. Quando estou sozinho consigo ler um texto em voz alta sem gaguejar, porém, se alguém estiver perto eu já começo a travar. Como posso identificar se existe algum problema físico realmente ???
18/09/2014
09h23min
Luiz thiago (Luiz thiago)
Olá, Cada dia que passa, minha gagueira aumenta cada vez mais. Sou tímido, tenho poucos amigos, e isso é frustrante pra mim . Tenho 20 anos, e como já terminei o ensino médio, preciso fazer uma faculdade, arrumar um emprego, porém o medo de gaguejar, de ver as pessoas rindo de mim, faz com que eu me isolo cada dia mais. Quando estou com amigos, eu penso em contar casos etc... Mas na hora tudo trava, é horrível. Não consigo pronunciar algumas palavras como por exemplo : TRÃSS , TREZE, TRINTA ,TREZENTOS , GAVIÃO etc...Quando estou nervoso, ansioso, sofro bastante .obg
17/09/2014
15h32min
isaac dias (isaac dias)
mto bem pesoal precisamos procurar ajuda desses profissionais q quer nos curar. EU c/56 anos , desde 1992 a 94 fis fono em 2012 fis fono ela me pass. p/ a psii. e estou indo bem .leio bastante sobre o assu. leio artigos Issis meire sandra merlon, fernanda papa terra E........ meu trat. è feito na saude municipal da minha cidade. O BAAA eu estou confiante qe iremos alcancar cura total as aos fonoaldiologos estao se esforcandoi o massimo p/ isso
30/08/2014
09h28min
karine (karine)
Eu sempre quando vou falar troco r por l . Queria muito falar certo nao aguento mais falar errado. Tem pessoa que ri de mim e ainda fala q eu falo engracado.
29/08/2014
03h02min
Carla Silva (Carla Silva)
Olá eu também sofro de gaga sofro Muito com isto tem dias que as palavras sai bem mas tem dias que não sai uma palavra quando vou pedir uma informação então aí não sai nada sofro muita vergonha sou muito fechada não consigo conviver com ninguém é triste obrigado
22/07/2014
12h05min
ADRIANA DA COSTA DOS SANTOS (ADRIANA DA COSTA DOS SANTOS)
OLÁ MEU NOME ADRIANA, EU FALO MUITAS PALAVRAS ERRADAS E TEM UM POUCO DA LÍNGUA PRESA, E MORRO DE VERGONHA DAS PESSOAS , PORQUE TODAS VEZES QUE EU FALA ERRADO SEMPRE TEM ALGUÉM PRA RI DE MIM E ISSO MAGOA A GENTE. E TENHO MUITA VONTADE DE FAZER FACULDADE E POR CAUSA DESSE PROBLEMA DE FALA ERRADO E MINHA VOZ É ROCA NÃO FAÇO PORQUE TENHO MUITA VERGONHA.QUERO AJUDA POR MEU CASO.E GOSTARIA DE SABER SE TEM CURA OU NÃO.
13/07/2014
15h51min
julia (julia)
ola, eu tambem sou gaga e nao consigo conversar num grupo de pessoas que nao conheco, sou muito limitada. Tou a fazer faculdade e consigo me sair muito bem nas apresentacoes de trabalhos, mas para conversar enfrento problemas, no inverno a minha gagueira piora mais
18/06/2014
11h55min
Alan Araújo (Alan Araújo)
Gostaria de saber o que tem sido feito para a inclusão da pessoa com gagueira no mercado de trabalho, já que somos pessoas com limitações na fala e não é toda a profissão que podemos exercer, ex. quem vai contratar uma pessoa que gagueja para representála em um tribunal, trabalhar em telemarketing, repórter, e em todas as funções que exija a dicção como principal ferramenta de trabalho, até quando nós gagos vamos ficar envergonhados e escondidos, desculpa, não pode chamar o gago de gago e sim de pessoa que gagueja,grande avanço temos que encarar a realidade somos pessoas limitadas e precisamos de ajuda, sabemos que o tratamento não tem eficácia nem ameniza nosso sofrimento, pelo contrário quando não vemos resultado ficamos mais frustrados, isso quando conseguimos nos consultar pelo sus.temos que nos unir pelo um bem maior, temos que ser ouvidos, vamos nos candidatar a cargos políticos para lutar por melhorias para nos . Somos milhares e acho que se todos se unissem conseguiríamos.Eu gostaria que assim como o aparelho de surdes o SpeechEasy fosse distribuído pelo sus gratuitamente. pensem nisso. um abraço.Alan Araíjo.
05/06/2014
09h45min
Ilka (Ilka)
Olá, meu nome é Ilka e tenho uma dúvida, uma criança de 08 anos, que em alguns momentos de seu discurso, acrescenta a palavra "hã" , apenas isso. Ela pode ser considerada gaga?Obrigada pelos esclarecimentos ILka
14/05/2014
23h17min
Aline (Aline)
Gente, eu sou gaga e sou comunicadora social. Vcs tem ideia do q é ser gago e ter q viver da comunicação? A gagueira ta atrapalhando de mais a minha vida profissional, eu to quase desistindo da minha carreira por conta dessa desgraça, dessa maldição. Hoje msm eu fui convidada a fazer parte da produção do programa de radio do prefeito da minha cidade e to morrendo de medo de aceitar, mas tenho q aceitar pq faz parte do meu emprego. Acho q a tensão em q a profissão me deixa, tem piorado muito o meu caso todo dia eu preciso estar em contato c secretários e outros jornalistas e já fico sofrendo por antecipação, nem durmo direito, e isso só faz agravar a gagueira. Li muitos comentários angustiantes aqui, mas é assim msm q a gente pensa... P q viver assim? Isso é uma maldição! Como vive uma pessoa q n consegue nem falar seu nome direito e q muitas vezes fica calado diante de algumas situações pq n consegue se defender? Uma moça escreveu aqui uma frase q me marcou muito, "preferia ser muda a ser gaga". Q Deus tenha piedade de todos nos!
09/05/2014
01h16min
Alzira (Alzira)
Gostaria de saber quais os motivos para o aparecimento de gagueira em adultos, sem que tenha aparecido os sintomas anteriormente.
22/09/2013
20h40min
Daiara (Daiara)
ola , tenho apenas 14 anos sofro com gagueira , mais a minha é meu difícil de se compreender pois falo normal só que as vezes gaguejo , isso é ruim por que estou no ensino fundamental estou indo pro ensino médio e ao chegar lá nos trabalhos vou gaguejar bastante , não vai ser só no ensino médio mais sim antes só não sofri bullying não sei por que , mais é difícil é pois na hora das amizades você fica com vergonha de dizer pois se falar vai demorar muito e as vezes você ater fica pensando em desistir ... Só quem gagueja sabe como é o sofrimento . Peço a ajuda de vocês , MIM AJUDEM .
22/08/2013
23h03min
Robério (Robério)
olá, hj to com 29 e sou gago, não sei se existe nível para gagueira, mas a minha é do tipo de travadas no começo das palavras. isso me incomoda muito, faço faculdade de direito to no 8 semestre, mas sempre quando vou apresentar um trabalho é um dilema, quando controlo minha respiração ajuda muito , mas não tem como evitar as travadas. pela fato da gagueira passo a impressão de uma pessoa fechada, tímida. mas o que me deixa mias gago é contraargumentar alguém, prefiro engolir as coisas que alguém me fala ao rebater e é nesse exato momento que minha tensão aumenta e acaba tudo em um desastre total, outra grande dificuldade minha é quando estou em algum grupo de amigos com outras pessoas desconhecidas, sempre que vou falar algo é sempre pensando na respiração, por essas tensões todas prefiro ficar mias calado e so falar o necessário.resolvi começar um tratamento com fono, começo agora dia 30. to muito esperançoso,
08/08/2013
22h00min
francisco alexandre bezerra (francisco alexandre bezerra)
tenho 24 anos e gagueijo sofro muito com esse tipo de doença, meu sonho é parar de gagueija so queria achar uma maneira de mim tratar.
07/08/2013
22h22min
Filipe Farias (Filipe Farias)
Meu nome E Filipe Farias, tenho 17 anos, curso 3 ano do ensino.Eu, Sofro muito com a gagueira.A gagueira em si, comecou aos 10 anos de idade, mas eu nem ligava muito ate porque nao o porque de me preocupar com a gagueira nesta idade, porem, aos 16, tive que apresentar uns trabalhos escolas, procurar emprego e a gagueira, infelizmente acabou afetando na minha vida pessoal e profissional....A minha dificuldade de fala E de puxar a conversa...Quando as pessoas me perguntam alguma informacao ou coisa do tipo, eu ate consigo respondelas, mas o meu negocio E de puxar assunto e conversa...Por exemplo, se eu quiser pedir alguma informacao ou deixar algum recado, eu, infelizmente ja nao consigo...Fico Ansioso e/ou inseguro..OBS: Sou muito timido e sozinho...E isso afeta muito na minha busca por emprego...oq fazer?
07/07/2013
01h50min
Mary (Mary)
Olá, sofro de gagueira desde quando tinha 5 anos de idade, hoje estou com 34 anos e ainda continuo com este defeito de fábrica. Interrompi minha faculdade de farmácia por causa deste defeito, não suporto falar ao telefone e apresentar trabalhos simplesmente entro em pânico e fico muito vermelha, sem contar que quando abro a boca para falar é um desastre. A sociedade tem que entender, que a gagueira é um sofrimento para quem tem, e não uma palhaçada para quem escutar um disfemico falar. Me sinto frustrada por ter perdido grandes oportunidades na minha vida por causa dessa deficiência. Eu preferiria ser muda do que ser gaga, pelos menos poderia me expressar pela linguagem dos sinais. Peço, encarecidamente aos médicos, pesquisadores e cientistas que achem uma cura para essa deficiência, só precisam é de mais empenho e interesse! Obrigada. EstadoRS
30/06/2013
09h56min
Andreia (Andreia)
Além de nao ter amigos o único namorado que eu tinha, que me aceitava como sou, me deu um fora. Agora só fico sozinha. Ninguém quer ficar comigo e tenho 23 anos. Minha vida estah toda atrasada por causa dessa maldiçao. Nem meu próprio nome consigo falar porque tem um d e r juntos e nao consigo pronunciar palavras assim. Ou seja, nao consigo fala "Andreia". Como vou me apresentar para alguém? Pra quê viver assim???
18/06/2013
16h25min
hezrael (hezrael)
fui hoje em uma fonoaudióloga, e ela disse que não sou gago. Assim, não sou gago com frequência mas apresento alguns sitomas, principalmente em momento tensos. o que fazer se a especialista disse que não soou gago?
20/04/2013
15h54min
luis (luis)
ola , eu sou gago , e aprendi a conviver com ela , isso nao quero dizer que aceitei a gagueira . uma das coisas que me ajuntou a conviver com a gagueira , e ser extrovertido , isto ajuda a esquecer a gagueira , a maioria dos gagos sao pessoas com a fisionomia , ou aparecia muito seria , e por isso que muitas pessoas ficam com receio de conversar ou aproximar se do gago , e o gago pensa que as pessoas nao falam com ele por ser gago.. eu na minha experiência como gago observei que as pessoas tinham muito medo de aproximar de mim , entretanto , eu fiz uma entrevista a amigos e estranhos e cheguei a conclusão de que o problema era meu, era o problema de aparência de uma pessoa triste ,pacata ..etc ,(eu tambem tinham poucos amigos como qualquer outro gago) . eu procurei trabalhar muito na parte da amizade . para que um gago tenha varias amizade ele deve tomar iniciativa , porque os gagos tem uma aparência negativa ,isto e, triste uma auto estima baixa , assim , fica difícil as pessoas se aproximarem de pessoas com esse tipo de aparência .
09/03/2013
11h40min
Natalia (Natalia)
Tenho 17 anos e gaguejo um pouco. Isso me atrapalha demais, tenho medo de falar com as pessoas e sempre evito falar. Gostaria de fazer faculdade, mas tenho muito medo, afinal, faculdade praticamente se resume a apresentação de trabalho.. Meu circulo de amigos é bem limitado, são amigos que ja se acostumaram comigo, e não consigo arranjar novas amizades por medo de puxar assunto com outras pessoas e acabar gaguejando demais.
16/01/2013
00h06min
Jéssica Prado (Jéssica Prado)
Eu falo muito rápido, e erro muitas vzs as palavras e nao sei se tem haver com gagueira,as vezes vejo dificuldades em falar algumas palavras certas e tento falar certo diminuindo o ritmo mas..., falo pouco possível com as pessoas, agora so melhorei pouco pq me sinto bem quando falo com meu namorado,pq nao liga se eu falar errado que é meu jeito,fico muito nervosa quando me corrigem pq sei que estou falando errado nao pq quero...
22/11/2012
11h40min
Renato (Renato)
Olá Pessoal! Também sou gago desde sempre. rsrs E ruim mesmo viver nessa situação em questão de oportunidades na vida e tb em questão de vc conversar com outras pessoas. Acho que dependente desse problema que é a gagueira, a melhor coisa que possamos fazer e enfrentar isso com muita determinação e tranquilidade por mais que seja difícil a situação. Ainda tenho esperança que isso possa ter cura!
11/10/2012
22h59min
Wagner (Wagner)
Sou gago também desde que me entendo por gente, sofri e sofro muito com essa situação, já perdi oportunidades únicas na vida por causa dessa maldição. É muito doloroso ser gago....Já pensei até em besteira...O homem estuda TANTO, para matar outro homem, como guerras nuclear e por aí vai....Por que esses doutos pensantes não procuram realmente ajudar a quem precisa. fica aqui minha indignação!
02/10/2012
14h29min
Cicero (Cicero)
Pessoal sou gago e trabalho como corretor, sei das dificuldades que enfrento mas nunca desisto, eu sou mais eu, procuro estar sempre relaxado para dar o melhor de mim, A gagueira não tem cura, a melhor coisa é conviver com ela, respire fundo e seja extrovertido, não deixe que isso seja um empecilho em tua vida. cicero.silvajunior@hotmail.com
07/09/2012
02h24min
talita (talita)
Ola sou gaga e gostaria de saber se tem centro de apoio ou local de tratamento proximo a minha casa, moro em poá s.p, nao aguento mais, isso me angustia me deixa triste, todos ri de mim, acham engraçado, e eu finjo que é normal mais no fundo minha vontade é de enterrar minha cabeça de tanta vegronha que passo. Nao consigo nem falar Alo ao telefone, tem letras que eu conseguia falar e agora nao consigo mais. Sera que a gagueira pode ir aumentando com o passar do tempo?
20/04/2012
07h46min
vicente da Bombarda Henrique (vicente da Bombarda Henrique)
A melhor forma de viver com gagueira e usar a sua faqueza para viver feliz
06/03/2012
11h02min
Débora Rangel (Débora Rangel)
RICARDO, você tem uma família, é empresário, como vc mesmo disse, é tudo o que uma pessoa quer. Você não quer? A gagueira é sempre maior na nossa cabeça do que realmente é. Se desistir de tudo, como ficará sua esposa e filhos? Vai deixar uma gagueira te destruir? Onde vc mora? Talvez tenha um Grupo de Apoio próximo a você, onde poderá compartilhar e encontrar ajuda de outras pessoas que gaguejam.
05/03/2012
22h31min
Ricardo (Ricardo)
Pior do que eu duvido que alguém está, eu não consigo falar, tenho 100 de bloqueio, não consigo falar nada , principalmente no telefone e estou com medo de ter um infarto de tão nervoso comigo mesmo , hoje eu dei socos no meu rosto de raiva de mim, não estou suportando mais, é muita dor, tudo , tudo é melhor que ser gago....é mto dificil , eu tenho perdido o prazer de viver a cada dia. Eu tenho tudo o que gostaria de ter, esposa , meu negócio, tenho 24 anos, mas me sinto a pessoas mais frustrada do mundo por não conseguir fazer coisas mínimas e já perdi as esperanças , para mim isso não tem cura....
18/02/2012
07h33min
Celso José Santos (Celso José Santos)
Estou com 45 anos, pedir muitas oportunidades durante minha vida devido a gagueira, deixei carreira militar, passei umilhações, pedir bons empregos...Já fui em diversas clinicas, usei muitos medicamentos antidepressivos. ansioliticos, hipnoticos, fiz terapias: regressão, reiki, florais.Ultimamente tenho ouvido falar muito sobre Pagoclone, gostaria de saber como e onde encontrálo?Obrigado!
15/11/2011
16h58min
LEIDE LANES (LEIDE LANES)
ESTOU COM QUARENTA E NOVE ANOS E NAO SABIA QUE A GAGUEIRA TINHA TRATAMENTO, ADOREI LER COISAS SOBRE O ASSUNTO . SOU GAGA DESDE QUE NASCI ,SOFRI HORROREIS NA INFANCIA E PESADELOS NA MOCIDADE MAS AGORA COM MAIS IDADE CONTINUO TIMIDA ,FECHADA PARA CONVERSAR COM ASA PESSOAS TUDO PÓR MEDO DE GAGUEJAR NA HORA . MAS EM VISTA DO QUE EU ERA JA ACOSTUMEI COM ELA . SO ME SINTO SOLITARIA DE PESSOAS . NAO TENHO MUITA CORAGEM PARA ME APROXIMAR DE ESTRANHOSA E PUXAR ASSUNTO . O MEDO É MAIOR.
24/02/2011
14h06min
Débora Rangel (Débora Rangel)
LUDMILA, ainda não há grupo no estado de Goiás. Você pode criar um, fale com Eliane Regina, a coordenadora dos Grupos de Apoio e ela te dará todas as informações: apoio@abragagueira.org.br
23/02/2011
08h15min
ludmila Pedroza C. Marques (ludmila Pedroza C. Marques)
Sou fonoaudióloga no Estado de Goías, gostaria de saber se aqui tem grupos de apoio? Local mais próximo.grata.
13/02/2011
17h10min
elizeu lucchetti (elizeu lucchetti)
sou gago desde criança,queria comprar o speech easy, mas está muito caro,como faço para conseguir pelo SUS??ou comprar o Pagoclone?por favor me ajudem a gagueira me atrapalha muito porque tambem sou muito tímido.GRATO
11/02/2011
12h28min
Rosane (Rosane)
Gostaria de saber quais os motivos para o aparecimento de gagueira em adultos, sem que tenha aparecido os sintomas anteriormente.Grata
16/01/2011
12h06min
Débora Rangel (Débora Rangel)
CINTIA infelizmente a ABRA Gagueira ainda não possui um núcleo de tratamento, mas disponibilizamos outros lugares em diversas regiões do país que oferecem tratamento. Dê uma olhada no link Locais de Tratamento e veja qual é o mais próximo de vc. http://www.abragagueira.org.br/locaisdetratamento.asp
12/01/2011
17h44min
CINTIA (CINTIA)
Ola sou gaga , e gostaria muito de fazer um tratamento com vcs . obrigado
08/01/2011
15h31min
Débora Rangel (Débora Rangel)
RAFAEL veja neste link http://www.abragagueira.org.br/locaisdetratamento.asp o local de tratamento do Rio de Janeiro. Espero que consiga!
05/01/2011
23h18min
Rafael (Rafael)
Ola! Sou gago e gostaria de começar um tratamento para gagueira. Moro na cidade do Rio de Janeiro. Obrigado.Rafael
17/11/2010
16h46min
Debora Rangel (Debora Rangel)
GABRIELA veja no link midia o video técnica para redução da velocidade da fala, talvez te ajude.
17/11/2010
16h42min
Debora Rangel (Debora Rangel)
JERSON mande um email para a nossa coordenadora dos grupos de apoio: apoio@abragagueira.org.br ela te dará todas as informações necessárias.
17/11/2010
10h59min
Jerson Gallas (Jerson Gallas)
Olá tudo bem, fiz por 3 anos tratamento com fonoaudiologa mas não observei muitos resultados. Hoje trabalho como vigilante e curso o Historia mas continuo com os sintomas. Gostaria de fazer um grupo de apoio aqui em Caxias do Sul Rs. Abraços
16/11/2010
18h58min
gabriela (gabriela)
cuales serían las estrategias linguísticas que se realizaría para mejorar la fluidez?



Comentar PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENVIE A SUA MENSAGEM PARA COMENTAR ESTE TÓPICO
NOME: E-MAIL:
MENSAGEM:

Qualificação QUALIFICAÇÃO
 Média Atual:
2.5
PéssimoRuimRegularBomExcelente
selecione
Links Relacionados LINKS RELACIONADOS (Encontros)
- Abertura
- Questões mais frequentes de pais e professores sobre a gagueira infantil
- Etiologia e diagnóstico da gagueira: conceitos atuais
- Abertura
- Tecnologia para fluência da fala: o uso do Speecheasy no tratamento da gagueira

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM