VI Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam

São Paulo sedia Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam

Sexta edição do evento, que já percorreu outros quatro estados do Brasil, será realizada no próximo dia 26 de outubro, das 8h às 18h, na Universidade Federal de São Paulo.
Inscrições estão abertas no site da Associação Brasileira de Gagueira, organizadora do evento.

Depois de percorrer o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Sul, o Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam chegará ao estado de São Paulo. A sexta edição do evento, promovido todos os anos pela Associação Brasileira de Gagueira (ABRA Gagueira) em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), será realizado no próximo dia 26 de outubro (sábado), na Universidade Federal de São Paulo, das 8h às 18h.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site da Associação (www.abragagueira.org.br). Este ano, o principal destaque do Encontro será a discussão gagueira x deficiência. Irão participar da mesa redonda "A Gagueira Como Deficiência" as fonoaudiólogas Fabíola Juste e Claudia Arcuri (Cômite de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia), Leila Nagib (UFRJ), Luciana Contesini (Diretora Secretária da Abra Gagueira), além do psicólogo Francisco Nogueira e dos representantes da Abra Gagueira no Rio de Janeiro Luiz Fernando Ferreira e Renato Poubel.

 Também haverá espaço para o público se manifestar sobre este tema bastante polêmico e que pode impactar no processo de reabilitação, na inserção no mercado de trabalho mas também no preconceito social.

Além dessa temática, o VI Encontro vai discutir diversos assuntos referente à gagueira. O evento contará com palestras de profissionais, depoimentos de pessoas que gaguejam e discussões sobre os avanços científicos nas pesquisas sobre gagueira.

"Nosso objetivo é discutir cada vez mais a temática gagueira sob um ponto de vista atualizado. Vamos abordar o que há de mais novo nas pesquisas sobre gagueira, a relação gagueira na escola, de professor para professor, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Investigação Fonoaudiológica da Fala e da Fluência da UNIFESP/EPM e muitas outras surpresas", explicou a presidente da Associação Brasileira de Gagueira, fga. Eliane Regina Carrasco.

A presidente da Associação também vai abordar o impacto na qualidade de vida dos frequentadores do Grupo de Apoio para pessoas que gaguejam, um dos principais projetos desenvolvidos pela Abra Gagueira desde a sua fundação e que já chegou a 18 estados brasileiros. "O crescimento dos grupos tem ajudado diversas pessoas que convivem diariamente com o problema. Queremos mostrar o impacto que esses grupos têm na vida das pessoas que gaguejam, além de incentivar a criação de mais grupos pelo Brasil", explica a fonoaudióloga Eliane Regina Carrasco.

Os grupos de apoio da Abra Gagueira são reuniões para pessoas que gaguejam. É um espaço para troca de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a informações mais objetivas e cientificas, como também e, principalmente, para a troca de experiências entre os participantes. A fonoaudióloga Daniela Veronica Zackiewicz, Diretora tesoureira da Abra Gagueira, também vai fazer um resumo dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pela Associação.

O jornalista Maurício Júnior, representante da Abra Gagueira em Pernambuco, abordará o tema Gagueira nos Esportes, mostrando os exemplos de superação de vários jogadores e esportistas que ao longo de suas carreiras conviveram com a gagueira. O material é fruto de uma série de reportagens publicadas no jornal Folha de Pernambuco, veículo de comunicação em que o mesmo trabalha, hoje como repórter da editoria de Política.

Por fim, o cineasta e representante da Abra Gagueira no Rio de Janeiro, Daniel Barbosa, vai apresentar o projeto para criação do primeiro longa metragem sobre Gagueira - "A Voz do Gago". O encerramento do evento será com a vice-presidente da Abra Gagueira, Débora Rangel, que fará uma apresentação musical para os presentes.

Idealizado há seis anos, o Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. O VI Encontro é uma realização da Abra Gagueira e da UNIFESP, com patrocínio da Microsom, ID360 New Media, Plenavox e Pró-Fono e apoio do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP, Curso de Fonoaudiologia da Santa Casa e Instituto Brasileiro da Fluência.

Introdução

Data: 26 de outubro de 2013

Horário: das 8h às 18h

Local: Auditório Marcos Lindemberg (UNIFESP/EPM)

 Rua Botucatu, nº 862, Vila Mariana, São Paulo/SP

Público-alvo: pessoas que gaguejam, familiares, fonoaudiólogos, educadores e demais interessados

Realização: ABRA GAGUEIRA e UNIFESP/EPM

Patrocínio: ID360New Media, Microsom, Plenavox

Apoio: Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP, Curso de Fonoaudiologia da Santa Casa, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia e Instituto Brasileiro da Fluência

Faça a sua inscrição

Programação


8h00   Inscrições e entrega de material

9h00   Abertura

Fga Ms Eliane Regina Carrasco, presidente da ABRA GAGUEIRA Jornalista Débora Rangel, vice-presidente da ABRA GAGUEIRA Profa Dra. Ana Schieffer, Curso de Fonoaudiologia UNIFESP/EPM

9h30   Grupos de apoio para pessoas que gaguejam: impacto na qualidade de vida

Fga Ms Eliane Regina Carrasco e participantes do Grupo de Apoio de SP

10h30   Gagueira nos esportes: série jornalística

Jornalista Maurício Junior, jornal Folha de Pernambuco, Recife/PE

11h00   Gagueira na escola: de professor para professor

Pedagoga Jeane Rodrigues Nunes, Porto Alegre/RS

11h30   Avanços Científicos nas Pesquisas sobre a Gagueira

Profa Dra Claudia Regina Furquim de Andrade – FMUSP

12h00   Núcleo de Investigação fonoaudiológica da fala e da fluência – UNIFESP/EPM

Profa Dra. Ana Schieffer – UNIFESP

12h30   Almoço

14h00   Ações da ABRA GAGUEIRA

Fga. Ms. Daniela Veronica Zackiewicz, Diretora-tesoureira da ABRA GAGUEIRA

14h30   Mesa redonda "A gagueira como deficiência"

Fga. Dra. Claudia Arcuri e Fga. Dra. Fabiola Juste – Comitê de Fluência da SBFa

Fga. Dra. Leila Nagib – UFRJ

Luiz Fernando Ferreira e Renato Poubel - representante ABRA GAGUEIRA RJ

Fga. Luciana Andrea Contesini, Diretora-secretaria ABRA GAGUEIRA

Psicólogo Francisco Nogueira

16h30   "A Voz do Gago" – documentário

Daniel Barbosa, cineasta e representante ABRA GAGUEIRA RJ

17h00    Encerramento Musical

 Maestrina Débora Rangel, vice-presidente ABRA GAGUEIRA

17h30   Café da tarde e Confraternização

Fontes especializadas para entrevista

Fga. Eliane Regina Carrasco (presidente da Abra Gagueira) 11 - 99596-8832

Débora Rangel (jornalista e vice presidente da Abra Gagueira) 11 - 98037-7587

Assessoria de Imprensa da Abra Gagueira

Débora Rangel (jornalista e vice presidente da Abra Gagueira)

Fone: (11) 98037-7587 / 2539-4726 E-mail: deborar.rangel@gmail.com 

Cartaz


Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM