II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam

Introdução


Depois do sucesso da primeira edição, que reuniu mais de 200 pessoas, a Associação Brasileira de Gagueira (ABRA GAGUEIRA), em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e o Comitê de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, realizará o II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, no Rio de Janeiro, dia 05 de agosto de 2009, das 8h às 16h. O evento também será aberto a familiares, profissionais e estudantes da área.

Faça a sua inscrição.

O objetivo desse ano é criar um espaço para discussão sobre alguns aspectos relacionados à gagueira a partir da experiência pessoal de pessoas que convivem com o problema. O encontro ainda terá a presença de palestrantes internacionais, como é o caso do renomado psiquiatra americano, Dr. Gerald Maguire, que pesquisa o medicamento Pagoclone e do presidente da International Stuttering Association (ISA), Benny Ravid, de Israel.

Os participantes conhecerão como a formação dos grupos de apoio em diversos estados do país está ajudando e contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas que gaguejam. "Essas reuniões são uma excelente ferramenta de ajuda para as pessoas com gagueira. Apresentamos no I Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, realizado em 2008, vários e ricos depoimentos de integrantes que passaram a freqüentar esses espaços", comemorou a vice presidente da Abra Gagueira, Eliane Regina Carrasco.

A fonoaudióloga ainda destaca que a divulgação dos encontros, mês a mês, em listas de discussão pela internet tem provocado curiosidade e interesse em diversas pessoas, dos mais variados locais do país, fazendo com que tomem conhecimento da existência desse tipo de auxilio. "Outro ponto que também ajuda no surgimento de novos grupos é o fato das pessoas poderem contar com o apoio e orientação da Abra Gagueira. Isso traz segurança e incentivo", complementou Eliane.

Líderes de associações de gagueira de outros países estarão presentes ao encontro. Eles vão compartilhar as suas experiências, sucessos e desafios. O presidente da ISA, Benny Ravid, de Israel, fará uma apresentação onde mostrará o trabalho que vem sendo desenvolvido nas associações de pessoas que gaguejam pelo mundo. "Será muito interessante, pois vai contribuir para a discussão dos novos rumos da Abra Gagueira", explicou Daniela Verônica Zackiewicz, presidente da Abra Gagueira.

Pesquisador da Universidade da Califórnia, gago e responsável pelo Pagoclone, primeiro remédio voltado para o tratamento da gagueira, o psiquiatra Gerald Maguire, contará as suas experiências pessoais com diversos tipos de medicamentos.

O encontro vai abordar ainda alguns aspectos jurídicos da gagueira e depoimentos de pessoas que utilizam o aparelho Speech Easy, equipamento voltado para suprimir as manifestações da gagueira através da retroalimentação auditiva.

Assim como aconteceu no I Encontro, haverá um espaço privilegiado para os depoimentos e experiências pessoais. "Participar de um evento como esse para mim foi uma experiência única, cheia de emoções e bastante motivadora. Como também tenho gagueira, fiquei muito feliz em saber que existem pessoas que se importam com a nossa patologia e estão do nosso lado nesta luta diária", resumiu H.F.C, de 34 anos.

CONGRESSO MUNDIAL DE FLUÊNCIA

O II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam antecede o 6º Congresso Mundial de Fluência, promovido pela International Fluency Association, que também será realizado na UVA, de 05 a 08 de agosto. O evento contará com a participação dos maiores pesquisadores do mundo em gagueira. É considerado um dos congressos mais importantes sobre o assunto no mundo. Contato pelo www.theifa.org

Programação


8h

Abertura

9h

Speech Easy – experiência pessoal

9h30

Medicamentos para a gagueira – experiência pessoal

10h

Coffee Break

10h30

Aspectos jurídicos da gagueira

11h

Espaço aberto para depoimentos

12h30 às 14h

Almoço

14h

Trabalho das associações de pessoas que gaguejam pelo mundo*

15h30

Encerramento

*O II Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam terá tradução consecutiva.

Nome:      Email:      


Copyright © 2005/2017. Associação Brasileira de Gagueira - ABRA GAGUEIRA

powered by
ID360 NM